Conteúdo
Matemática
As aplicações da Matemática têm se expandido nas décadas mais recentes. A Matemática tem uma longa história de intercâmbio com a Física e as Engenharias e, mais recentemente, com as Ciências Econômicas, Biológicas, Humanas e Sociais. As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável. Conseqüentemente, os estudantes podem desejar se graduar em Matemática por diversas razões e os programas de graduação devem ser flexíveis para acomodar esse largo campo de interesses.
Profissão
Profissional com domínio dos conhecimentos específicos e pedagógicos, com visão histórica e crítica, capaz de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas de conhecimento. Além de uma atuação abrangente relacionada ao seu papel na sociedade.
Curso
O curso visa à formação de profissionais de matemática para atuarem tanto como educadores no Ensino Fundamental e Médio, com sólidos conhecimentos na área, como também em outras atividades na área de matemática, bem como para a pesquisa e a pós-graduação. O curso tem como exigência 400 horas de estágio supervisionado em docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O egresso possui domínio dos conhecimentos específicos e pedagógicos na área de Matemática, uma visão histórica e crítica dessa área, capacidade de aprendizagem individual e em grupo, capacidade de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas de conhecimento além de uma visão abrangente da importância da matemática no aprimoramento do conhecimento humano e da ciência de uma forma geral.
Os graduados em Matemática são qualificados também para a pesquisa e estudos avançados, com potencial para o ingresso em Programas de Mestrado e/ou Doutorado em áreas correlatas e também para ocupar posições no mercado de trabalho, além do ambiente acadêmico.
Carga Horária Mínima: 2.800 horas
Duração mínima: 4 anos
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é abrangente, incluindo a docência no Ensino Fundamental e Médio e atuação em área como estatística, informática e computação, matemática financeira e finanças, gerenciamento de riscos, comunicação e mesmo em áreas da saúde, em posições em instituições públicas e em empresas privadas, além da docência em ensino superior.
Área de Atuação
- Educação (instituições de ensino públicas e privadas)
- Estatística
- Informática
- Matemática Financeira
- Gerenciamento (instituições públicas quanto privadas)
Proposta Pedagógica do Curso de Matemática
A presente Proposta Pedagógica tem como instrumento balizador: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Bacharelado em Matemática e de Licenciatura em Matemática; o Parecer CNE/CES nº 1302/2001, aprovado em 06/08/2001; a Resolução CNE/CES nº 3 de 18 de fevereiro de 2003; o Parecer CNE/CP 009/2001; e, a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002.
Ao chegar à Universidade, o aluno já passou por um longo processo de aprendizagem escolar e construiu para si uma imagem dos conceitos a que foi exposto, durante o ensino básico. Assim, a formação do matemático demanda o aprofundamento da compreensão dos significados dos conceitos matemáticos, a fim de ele possa contextualizá-los adequadamente. O mesmo pode-se dizer em relação aos processos escolares em geral: o aluno chega ao ensino superior com uma vivência e um conjunto de representações construídas. É preciso que estes conhecimentos também sejam considerados ao longo de sua formação como professor.
Desta forma, a Proposta Pedagógica visa assegurar o desenvolvimento de conteúdos dos diferentes âmbitos do conhecimento profissional de um matemático, de acordo com o perfil, competências e habilidades anteriormente descritos, levando-se em consideração as orientações apresentadas para a estruturação do curso conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Matemática.
A proposta Pedagógica do Curso visa à formação de professores de matemática para atuarem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com sólidos conhecimentos na sua área de atuação e uma visão multidisciplinar, com consciência de seu papel social de educador, além de preparar o aluno para a pós-graduação ou para atuar também em outras áreas fora do ambiente acadêmico.
A Graduação em Matemática da UNIVAP é muito boa.
Mário Ferreira
Licenciatura em Matemática - Marzo 2012
Com o curso tive uma preparação sólida para a docência e também para prestar concursos, tanto que já consegui adquirir duas matrículas em concursos públicos.
Giulianne Miranda
Licenciatura em Matemática - Agosto 2011
Muito boa a Universidade.
Eu tive um bom aprendizado.
Rafael Rodrigues de Moraes
Licenciatura em Matemática - Agosto 2011