Conteúdo
Jornalismo
Profissão
Profissional de Comunicação Social atuante em diversos segmentos midiáticos como agente social, obedecendo aos aspectos técnicos, práticos e éticos de suas atividades.
Curso
O curso de jornalismo da Univap, reconhecido pelo MEC, foi criado em 1997 com objetivo de formar profissionais para o mercado de trabalho regional e nacional. A maior parte dos alunos já atua como estagiários nos veículos de comunicação, assessorias de imprensa e agências, sendo que muitos alunos formados pelo curso de jornalismo da Univap ocupam posições de destaque em veículos de imprensa e emissoras de TV locais e nacionais.
O curso tem, também, alunos premiados na área de jornalismo como: Simone Siqueira Carvalho (Finalista da Semana Estado de Jornalismo 2006), Flora Morena (Finalista da Semana Estado de Jornalismo 2007 e vencedora do Prêmio Santander Jovem Jornalista 2008), Mário Bertoldo Vinagre (Prêmio Santos Dumont de Jornalismo 2005 e 2006) e Luana Lazarini Loureiro (Ganhadora do Prêmio Rumos de Jornalismo do Instituto Itau Cultural em 2009).
O curso tem, também, parceria com a TV UNIVAP, a qual veicula as produções multidisciplinares dos alunos no canal 14 da NET em parceria com a TV Futura e com a TV Cultura.
Habilitação: Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
Carga Horária Mínima: 2.700 horas
Mercado de Trabalho
O profissional formado em jornalismo poderá atuar em qualquer veículo de âmbito nacional. Somente no Estado de São Paulo, o mercado de trabalho oferece a possibilidade de atuação em setores como: jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias, consultorias e agências de imprensa. No Vale do Paraíba é perceptível a ampliação do mercado de trabalho, com a instalação de novos veículos de comunicação como emissoras de rádio, televisão e portais de internet.
Área de Atuação
- Emissora de rádio
- Emissora de TV
- Produtora de vídeo e áudio
- Jornal
- Revista
- Internet
- Agência de Imprensa
- Consultoria
- Indústria
- Órgãos públicos (agências, secretarias e ministérios)
- Organizações Não-Governamentais
- Setor Industrial ou de Serviços