Física
O Curso
A formação do licenciado em Física deve levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas. Dessa forma, o desafio é propor uma formação, ao mesmo tempo ampla e flexível, que permita desenvolver habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e, capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.
O curso de Licenciatura em Física da ULBRA tem como objetivo formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências.
À semelhança do físico-pesquisador, ele investiga teorias utilizando metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando novos métodos de pesquisa em educação, novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social e comunitária, bem como as escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Dados
O curso de Licenciatura em Física começou suas atividades no segundo semestre de 2002 e em 08/12/2006 foi publicado no Diário Oficial da União o seu reconhecimento.
Duração do Curso
O curso tem duração mínima de sete semestres, totalizando 2.852 horas.
Perfil do Egresso
Profissional com uma sólida formação em Física, que domine tanto os aspectos conceituais, históricos e epistemológicos, quanto em educação, de forma a dispor de elementos que lhe garantam o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis do ensino formal e espaços não-formais.
O egresso poderá ainda atuar na disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela Física enquanto instrumento de leitura da realidade e construção da cidadania, como também na produção de novos conhecimentos relacionados ao seu ensino e divulgação.
O curso também visa preparar os licenciados para a pesquisa em áreas pertinentes, como ensino de Física, buscando com isso o encaminhamento básico para estudos de Pós-Graduação e Pesquisa avançada.
Objetivo
Formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências. Assim, à semelhança do físico-pesquisador, investiga teorias através de metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando a pesquisa em educação; e novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social, comunitária e escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Competências
- Formar profissionais que possuam conhecimento sólido de física que saibam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios da física.
- Profissionais capazes de utilizar, de maneira eficiente, tanto o laboratório experimental como o virtual para o ensino de física, sendo capaz de criar e interpretar experimentos, sejam eles históricos ou novos.
- Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o ensino de física, bem como e, principalmente, para sua própria prática pedagógica e de pesquisa em ensino.
- Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja fundamentalmente ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e teorias de mediação, que focalizam aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos.
- Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, sejam eles de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo.
- Oportunizar ao aluno a troca de experiências entre a comunidade e a academia através de programas de extensão.
- Possibilitar ao aluno experiências extracurriculares através da valorização de atividades complementares e/ou de formação continuada de seus estudos, em cursos de pós-graduação lato e/ou strictu sensu.
- Proporcionar, ao aluno, experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional de formação básica.
- Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado. Ser capaz de levar este conhecimento para sua sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente.
Mercado de Trabalho
Os egressos da Licenciatura Plena em Física encontram mercado de trabalho nas escolas públicas e privadas. O número de escolas no município de Canoas e seu entorno é suficientemente grande para absorver os profissionais do curso de Licenciatura. Tem-se presente, também, a escassez de profissionais habilitados nesta área.
Física
Curso muito bom, com excelente infraestrutura. Recomendo!
Janaina Brito de Lima
Licenciatura em Física - Noviembre 2011
A graduação em educação física me abriu os horizontes do conhecimento que até então os tinha prático. A conduta e o atendimento dos profissionais me foram de grande valia.
Lilianne Salles
Licenciatura em Física - Octubre 2011