Conteúdo
Engenharia Elétrica
Profissão
O Engenheiro Eletricista/Eletrônico pode trabalhar tanto no setor governamental, quanto no setor privado. É um profissional apto para atuar nos meios: industrial, empresarial, acadêmico de ensino ou de pesquisa científica. Realizando atividades como: projetos de sistemas, dispositivos e equipamentos elétricos ou eletrônicos, controle e automação de processos, supervisão, manutenção e calibração de equipamentos.
Os campos de atuação do Engenheiro Eletricista/Eletrônico são diversos, como exemplo pode-se citar: empresas de telecomunicações, de geração e distribuição de energia elétrica, as indústrias de materiais, dispositivos e instrumentos elétricos, eletrônicos e de informática, empresas de consultoria, instituições financeiras, serviços públicos e instituições de ensino e pesquisa. Com os conhecimentos adquiridos no curso, o profissional terá condições de propor soluções inovadoras para os problemas que surgem constantemente no mundo.
Curso
O curso de graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica da UNIVAP começou com o registro e atribuição no CREA ( Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e no CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ). Desde então, tem formado profissionais com habilidades que se destacam pela liderança, iniciativa e dinamismo. Para a rápida adaptação aos avanços tecnológicos da área e às demandas do mercado, o currículo do curso é continuamente atualizado. Contando atualmente com um núcleo básico de engenharia (04 semestres), que contempla os diversos cursos de engenharia oferecidos na FEAU/UNIVAP.
O curso de graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica da FEAU/UNIVAP habilita o profissional para atuar em equipes multidisciplinares e para utilizar várias alternativas tecnológicas e de informática, buscando alcançar o desenvolvimento sustentável pela utilização de tecnologias limpas.
O corpo docente do curso de Engenharia Elétrica e Eletrônica da FEAU/UNIVAP é composto por profissionais atuantes nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia. Sendo quase sua totalidade formada por doutores em tempo integral na universidade e, dedicados ao ensino e a pesquisa cientifica e tecnológica.
O curso proporciona:
- Elaboração de projetos, especificação e aprimoramento de sistemas destinados ao controle e à automação;
- Desenvolvimento de projetos, construção e manutenção de equipamentos, circuitos ou sistemas eletrônicos;
- Elaboração de projetos em microcontroladores para aplicações de tecnologia;
- Desenvolvimento de programas para controle e monitoração de processos industriais;
- Projetos e desenvolvimento de sistemas de comunicação, antenas e robôs
Habilitação: Engenharia Elétrica e Eletrônica (Reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA/CONFEA)
Carga Horária Mínima: 3.600 horas
Área de Atuação e Mercado de Trabalho
O curso tem por objetivo formar profissionais que atendam às necessidades e interesses do amplo mercado de trabalho que se encontra em expansão, podendo atuar nas seguintes áreas:
- Desenvolvimento de novos equipamentos elétricos e eletrônicos;
- Planejamento de sistemas de energia – geração, transmissão, distribuição e processamento;
- Sistemas de comunicação – telecomunicações, redes de computadores, entre outros;
- Robótica, automação, controle e projetos de instalações elétricas de processos industriais, comerciais e residenciais.
Proposta Pedagógica do Curso de Engenharia Elétrica
A Proposta Pedagógica segue os princípios, conceitos e diretrizes propostos ao MEC pela Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), e pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) para a área de Engenharia. Sendo que o curso de Engenharia Elétrica e Eletrônica da FEAU/UNIVAP está organizado em um conjunto de disciplinas semestrais, com carga horária mínima de 3.600 horas e com prazo mínimo para integralização do curso em cinco anos.
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Paraíba ajudou muito a minha carreira. Inclusive, atualmente atuo como Engenheiro Eletricista.
Marco Antonio De Assis
Licenciatura em Engenharia Elétrica - Junio 2011