Conteúdo
Odontologia
Curso
O curso iniciou em abril de 1990, autorizado pelo Decreto nº 95.623, de 12 de janeiro de 1988, com base no Parecer CFE 1.128/87 de 03 de dezembro de 1987, e reconhecido pelo Ministério de Educação e Desporto através da Portaria 687 de 9 de maio de 1994.
Em agosto de 1991, o prédio 20 foi inaugurado com a utilização dos laboratórios para as aulas práticas, salas para aulas teóricas, apoio docente e almoxarifado.
Em março de 1992, iniciou-se o atendimento de pacientes nas duas clínicas, cada uma com 48 conjuntos odontológicos e seis aparelhos de RX de apoio. Implantou-se, ao mesmo tempo, o serviço de triagem para seleção e encaminhamento dos pacientes para as diferentes disciplinas clínicas.
Em março de 1993, o curso passou a oferecer um Programa de Internato, aberto a cirurgiões-dentistas, com objetivo de aperfeiçoamento em disciplinas isoladas. Desde então, entre 15 a 20 disciplinas matriculam internos semestralmente.
Em 12 de agosto de 1994 ocorreu a colação de grau da primeira turma com 43 cirurgiões-dentistas. No mesmo ano houve a necessidade de ampliação das instalações, tendo em vista o aumento crescente de alunos matriculados e a implantação do Programa de Pós-Graduação, previsto para o primeiro semestre de 1995.
Em 1995, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação com seis cursos de especialização: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais (CTBMF), Dentística Restauradora, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia e Prótese Dentária; e dois cursos de mestrado: Periodontia e CTBMF.
Em março de 1997, iniciaram novas turmas dos cursos de especialização e mestrado, acrescidos de mais dois cursos de mestrado: Endodontia e Prótese Dentária.
Em 1998 foi criado o curso de especialização em Ortodontia e o mestrado em Dentística, e em 2002 o mestrado de Odontopediatria. Em 2005, o curso passou a oferecer doutorado em Odontologia.
No ano de 2002, iniciaram as obras do prédio novo. A construção buscou acomodar o crescimento do curso durante seus 15 anos, tanto em número de alunos como em atendimento à demanda de pacientes. Em 12.400m2, foram projetados laboratórios técnicos e de imagem; cinco clínicas para atendimento à população; bloco cirúrgico para intervenções maiores; laboratórios de informática; auditório com capacidade para 250 pessoas; nove salas de aula; e, área de lazer. A mudança para o prédio 59 ocorreu em julho de 2005.
Em 2005 foi comemorado os 15 anos do curso. A celebração envolveu a inauguração do prédio 59 e a realização do 9º COLA - Congresso Odontológico Latino Americano.
Altamente recomendável.
A Licenciatura em Odontologia da ULBRA é excelente!
Gabriela Preis
Licenciatura em Odontologia - Octubre 2011
O curso de Odontologia que estudei na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) é muito bom. Conclui o curso e atualmente trabalho na mesma área.
Ana Paula Nogueira Godoi
Licenciatura em Odontologia - Junio 2011
Foi muito bom esse curso de Licenciatura de Odontologia, pois tive muitas experiências durante o curso que fiz na Universidade Luterana do Brail (ULBRA).
Tainã Cervo
Licenciatura em Odontologia - Junio 2011
Um ótimo curso, com toda disponibilidade ao aluno que quer buscar conhecimento e se aperfeiçoar.
Eduardo Silva
Licenciatura em Odontologia - Junio 2011
Um curso que me oferece os mais completos materiais, com aquilo que temos de mais moderno dentro da Odontologia, sempre a frente do seu tempo. Os professores são dedicados em ensinar e nos respeitam como alunos e nos dão a liberdade de tirar dúvidas e aprender com eles. Escolhi o curso certo.
Filipe Lima
Licenciatura em Odontologia - Junio 2011
O curso de Odontologia da ULBRA é muito bom.
Carulini Beck Bardini
Licenciatura em Odontologia - Junio 2011