O Curso
O curso de Dança concentra os conhecimentos comuns na área da dança, proporcionando um aprendizado que vai além do disponibilizado pelo ensino de academias e cursos livres. Oferece aos futuros profissionais dessa arte a oportunidade de buscar novos caminhos e expandir seus conhecimentos.
A licenciatura é a única formação que habilita a trabalhar no mercado do ensino formal (escolas), na disciplina de Artes. Com a expansão dos cursos de licenciatura em Dança, a demanda por profissionais formados é cada vez maior. Além disso, o profissional pode atuar, segundo a classificação brasileira de ocupações, como artista da dança (que inclui assistente de coreografia, bailarino, coreógrafo, dramaturgo e professor/ maître de dança), dançarino tradicional e popular, instrutor e professor de cursos livres e de arte no ensino superior.
Dados
A autorização para o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Dança deu-se pela Resolução nº 58, de 28 de junho de 2006, chancelada pelo presidente do Conselho Universitário da Instituição. A Resolução nº 11, de 13 de junho de 2007, do Conselho Universitário da ULBRA autoriza o curso de Graduação em Dança, Licenciatura Plena, para funcionamento no campus Canoas e dá outras providências.
Duração do curso
O curso tem duração mínima de três anos e meio, 7 semestres, totalizando 2.852 horas.
Objetivo
Essa graduação tem por objetivo formar o profissional em dança capaz de transitar entre os saberes artístico, pedagógico e científico, apto a atuar de forma qualificada, ética e crítica nas ocupações da área.
Competências
O licenciado em dança:
- Conhece movimentos priorizados por técnicas corporais e relaciona-os ao seu próprio estilo;
- Apropria-se de elementos comuns a todas as técnicas específicas, como ritmo, alinhamento, equilíbrio, controle respiratório, agilidade de pensamento;
- Analisa criticamente, com um olhar antropológico e histórico, as manifestações culturais da dança;
- Aplica conhecimentos biológicos no fazer dança;
- Desenvolve a capacidade criativa e sugere possíveis formas de colocá-la em cena;
- Conhece as estruturas coreográficas e sua aplicabilidade, possibilitando inovações;
- Usa os diferentes elementos que compõem a cena teatral na dança;
- Organiza as fases do planejamento e execução de projetos de acordo com a legislação e editais existentes;
- Conhece e aprofunda o foco sobre o processo de ensino e aprendizagem, além do processo de investigação científica;
- Planeja e reflete profundamente sobre as escolhas no ato de ensinar;
- Tem autonomia para orientar sua carreira artística e aprofundar seus conhecimentos por si só;
- Sabe avaliar construtivamente seu próprio trabalho assim como os dos alunos e colegas de profissão;
- Compreende e utiliza os princípios científicos fundamentais na pesquisa em dança;
- Produz textualmente críticas em dança;
- Ensina dança.
Mercado de trabalho
Segundo a classificação brasileira de ocupações, documento do Ministério do Trabalho que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro, o licenciado em dança pode atuar como professor de dança e/ou educação artística no ensino infantil, fundamental e médio, assim como no ensino de jovens e adultos e para portadores de necessidades especiais.
O profissional da dança pode atuar também como artista da dança (que inclui assistente de coreografia, bailarino, coreógrafo, dramaturgo e professor/maître de dança), dançarino tradicional e popular, instrutor e professor de cursos livres, professor de arte no ensino superior.
Dentro do que eu imaginava esse curso. Eu gostei muito. Recomendo o curso de graduação em Dança da ULBRA!
Rejane Rosa Rodrigues
Licenciatura em Dança - Junio 2011