Conteúdo
Estrutura
Atendendo a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior; a resolução CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de graduação plena de formação professores da Educação Básica em nível superior; Resoluçáo nº 03, de 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática o Colegiado do Curso de Matemática aprovou Matriz Curricular 2004 com duração de 3 anos.
A matriz curricular foi elaborada de forma a envolver o aluno, desde o início do Curso, em atividades ligadas a prática de ensino. Os conteúdos curriculares foram selecionados e organizados, levando-se em consideração os objetivos do Curso, o perfil desejado do profissional e as habilidades e competências previstas para serem desenvolvidas no Curso.
Há uma inter-relação das disciplinas na concepção e execução do currículo contemplando conhecimentos Gerais, da Educação, Pedagógicos, Sociais, Políticos, Econômicos, Experimental e de Matemática. O curso possue vários laboratórios, são eles:
Laboratório de Ensino de Matemática - O Laboratório de Ensino de Matemática tem por objetivo propiciar ao aluno acesso e a reflexão sobre formas de ensinar que se utilizem de materiais didáticos tais como: manipulativos, pictóricos, impressos e audiovisuais. Equipado de softwares educacionais na área do Ensino da Matemática, como Cabri-Géométre e Maple;
Laboratório de Práticas Pedagógicas - Laboratório destinado a práticas aplicadas ao ensino visando à aproximação do aluno às tecnologias. Está equipado com projetores multimídia, televisões, vídeos e computadores;
Laboratório de Física / hardware - Laboratório utilizado nas aulas práticas da disciplina de Física dispondo de equipamentos que possibilitarão o desenvolvimento de atividades práticas de Física;
Laboratório de Informática - O UBM mantém os laboratórios em funcionamento em período integral. Para utilização isolada, o aluno tem livre acesso, acompanhado por monitores.
Perfil do Estudante
O estudante que se propõe a ensinar a Matemática deve percebê-la como uma ciência contextualizada, sendo ele capaz de interpretar e explicar a realidade para tomada de decisões. Raciocínio lógico, postura crítica e a capacidade de resolver problemas também são necessários.
Mercado de Trabalho
Há uma carência muito grande de professores dessa área no ensino fundamental e médio.
As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do professor de Matemática o fazem um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
Recomenda-se cursar uma Pós-Graduação, caso o profissional tenha interesse em atuar no ensino superior ou na pesquisa acadêmica.
Quem faz mestrado ou doutorado é normalmente disputado pelas Instituições de Ensino Superior.
Sempre gostei de matemática. Professores e programa muito bons.
Paulo José Freitas
Graduação em Matemática - Junio 2011