Duração do curso: 5 a 9 semestres
Período: Noturno (100 vagas)
Habilitação: Tecnologia em Segurança da Informação
Carga Horária: 2.400 h.a.
Regime do Curso: Semestral
Autorização: Portaria Ministerial n.º 2.929 de 17/09/2004
D.O.U. n.º 181 de 20/09/2004, pág. 21
Conceito: A
CONCEPÇÕES
Em 2004, devido à complexidade e ao dinamismo da atividade da computação, o Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON constatou a necessidade de implantar o Curso Superior de Tecnologia em Segurança de Redes de Computadores, solicitando, portanto, sua autorização. No mesmo ano o curso foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 2929 de 17/09/2004.
Em 2006 o Ministério da Educação apresentou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia inspirado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico, alterando a nomenclatura dos cursos tecnológicos.
Diante disto, analisou-se o curso frente ao Catálogo Nacional e constatou-se a possibilidade de sua convergência para Tecnologia em Segurança da Informação. Após análise junto ao Colegiado do Curso e tendo como base o Anexo III do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia a convergência foi aprovada. Assim, em 2007 o curso passou a ser denominado como Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação.
Concebe-se o Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação como um curso que forma tecnólogos capacitados para atuação eficaz na área de Segurança da Informação, aptos a lidar com os serviços, avanços e impactos da tecnologia com ética e ampla consciência das responsabilidades desta profissão, em consonância com as tendências tecnológicas e mercadológicas atuais.
Esses profissionais poderão exercer a ocupação: Administrador de redes conforme CBO 2123-10, Administrador de sistemas operacionais conforme CBO 2123-15, Analista de redes e de comunicação de dados conforme CBO 2124-10, e sem código ainda exercer a função de Analista de Segurança Informação.
Poderão exercer suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária, a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas em geral, de pequeno, médio e grande porte. Este profissional também poderá oferecer seus conhecimentos através de atividades autônomas.
MISSÃO
Com o objetivo de atender a demanda da sociedade mato-grossense e em consonância com a missão institucional de “Possibilitar o saber para ser e fazer para que os acadêmicos ampliem suas possibilidades de sucesso” o Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação tem como missão:
Possibilitar a formação de profissionais competentes, éticos e criativos para administrar, projetar, gerenciar redes de computadores seguras, zelando pela segurança da informação.
PERFIL DO EGRESSO
O Curso tem como perfil do egresso, um profissional ético, capaz de compreender as questões técnico-científicas relacionadas à área de segurança da informação e às atividades de redes de computadores, sua expansão, bem como zelar pela integridade da informação. Um profissional com autonomia e flexibilidade intelectual, capaz de adquirir competências e habilidades nos conteúdos da área de segurança da informação. Capaz também de desenvolver uma formação continuada que acompanhe o desenvolvimento tecnológico e que contemple uma série de habilidades integradas num contexto global para que tenha condições de disputar no mercado de trabalho. O egresso do curso deve desenvolver competências e habilidades para:
- Compreender fundamentos e conhecimentos do funcionamento das redes de computadores e sistemas operacionais, em especial no aspecto da segurança.
- Usar raciocínio lógico para resolução de problemas;
- Utilizar redes de computadores e analisar sua viabilidade técnico-econômica;
- Utilizar conceitos adquiridos na identificação de componentes da computação;
- Respeitar aspectos legais relacionados à segurança da informação.
- Discernir sobre condutas éticas e não-éticas nas práticas que envolvem a segurança da informação, respeitando o ser humano e tendo responsabilidade social.
- Identificar e avaliar riscos de segurança para as informações de uma organização, bem como capacidade de planejamento e implantação de soluções adequadas para minimizá-los.
- Empreender esforços para a criação de infra-estrutura organizacional necessária para o gerenciamento da segurança da informação.
- Identificar ameaças e vulnerabilidades em redes de computadores, bem como criar estratégias que garantam a segurança da informação.
- Compreender conceitos aplicáveis à criptografia e segurança na Internet.
- Compreender e empregar adequadamente as recomendações contidas em normas de segurança da informação.
- Conhecer e analisar técnicas de ataque e invasão em redes de computadores;
- Dominar conhecimentos em tecnologias de redes existentes para gerenciar as aplicações nas mais diversas plataformas operacionais para redes locais e remotas zelando pela integridade de informações.
METODOLOGIA
A metodologia do curso privilegiará atividades práticas diversas tanto em sala de aula e laboratórios como em ambientes externos. Essa característica está evidenciada na grade curricular através dos Projetos e o Trabalho de Certificação, fazendo com que a parte prática tenha uma leve predominância sobre a teórica. As atividades práticas se encontram inseridas no currículo do Curso e têm, como principal objetivo, intensificar a articulação da Instituição com a comunidade externa de modo a permitir que, por meio de um maior número de conexões entre campos do saber, as mudanças sociais sejam incorporadas ao processo de formação dos alunos, bem como propiciar meios de atender a individualidade e subjetividade do aluno.
A metodologia aplicada no curso desloca o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender, considera em seu currículo o que o acadêmico precisa aprender e que habilidades e competências precisam ser desenvolvidas. Para isso os professores adotam metodologias baseadas nas relações entre conteúdos e contextos, permitindo que o acadêmico possa dar significado ao aprendido, integrando a vivência com a prática profissional. A metodologia dos professores pautam-se nas seguintes características:
- Ensino centrado no aluno na busca de sua autonomia intelectual.
- Ênfase na solução de problemas.
- Incentivo ao trabalho de equipe e a capacidade empreendedora.
- Capacidade de lidar com os aspectos sócios-econômicos e políticos ambientais.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares permitem uma interação sociedade-academia que responde aos anseios de ensino aprendizagem, flexíveis às variações do Curso Superior de Tecnologia em Segurança de Informação.
As atividades complementares visam complementar a formação do acadêmico, através de seu contato com o mercado de trabalho, apresentando a ele opções de exercício profissional e comprovando a aplicação prática de conhecimentos trabalhados em sala de aula.
O Curso de Tecnologia em Segurança da Informação do Centro Universitário Candido Rondon institui as atividades como componente indispensável para a conclusão do curso, entendendo que a prática de atividades é componente curricular indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando em Tecnologia em Segurança da Informação.
Coordenação: Profª. MSc. Aline Paulino Domingos de Souza