Tecnologia em Jogos Digitais
Carreira
Em menos de 20 anos, o computador passou de artigo de luxo a produto de uso doméstico. Assim, há cada vez mais oportunidades de trabalho para os profissionais da área de informática. Um deles é o Tecnólogo em Jogos Digitais, que trabalha na criação de jogos educativos, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros. Esse profissional pode trabalhar como autônomo ou como funcionário de empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.
Referência no mercado
O curso de Tecnologia em Jogos Digitais da FMU forma profissionais capazes de desenvolver jogos de computador de vários tipos, que podem ser usados para diversão, treinamento de funcionários em empresas ou então para fins educativos, em universidades, por exemplo. Além disso, os futuros profissionais poderão implantar, operar, avaliar e fazer a manutenção de sistemas e tecnologias ligadas à informática e às telecomunicações. Assim, os alunos sairão do curso com uma formação como tecnólogos, prontos para trabalhar em empresas de desenvolvimento de softwares ou em outras, interessadas no uso ou na criação de vários tipos de jogos. O aluno também estará apto para fazer uma Pós-Graduação, caso deseje continuar seus estudos.
Programa inovador
O curso é dividido em módulos. A cada semestre o aluno recebe uma certificação parcial e está pronto para trabalhar em uma determinada área. Ao todo, são cinco módulos:
Módulo 1: Fundamentos dos Jogos
As disciplinas deste módulo tratam de conteúdos relativos aos princípios e fundamentos dos jogos, habilitando os alunos em relação aos pré-requisitos de formação, tais como teoria dos jogos, lógica e construção de programas, cultura das civilizações, princípios da psicologia aplicada, e os ambientes operacionais.
Módulo 2: Projetos de Jogos
Neste módulo são desenvolvidos conteúdos voltados a gestão de projetos e tratam de assunto como o planejamento de conteúdo para jogos, os cenários e recursos, a elaboração de desenhos e personagens virtuais e assuntos relacionados à inovação e criatividade tão necessários no meio profissional.
Módulo 3: Ferramentas para Jogos Digitais
Pela integração das disciplinas do módulo, o aluno adquire conhecimentos e desenvolve habilidades para atuação com ferramentas de edição de áudio e vídeos digitais, modelagem e animação em 3D, criação de Storyboard, além de fundamento matemático essencial à área.
Módulo 4: Aplicações Comerciais de Jogos
Este módulo reserva espaço para a discussão de conteúdos específicos de caráter estratégico e aplicáveis em uma visão sistêmica dos Jogos Digitais. São disciplinas que tratam, por exemplo, de jogos em rede, marketing de jogos, jogos em processos de treinamento, novas mídias e tecnologias para jogos.
Módulo 5: Tópicos Avançados em Jogos Digitais
Este módulo trata de temas avançados em jogos digitais tais como ética profissional e de negócios, gestão de empresas de desenvolvimento, jogos massivos pela internet e elaboração de protótipos.
Foco na atualização constante
Os conteúdos do curso são continuamente revistos pelos professores. Essa atualização constante garante que cada novo aluno formado sempre estará pronto para entrar no mercado.
A profissão na prática
A cada módulo, o aluno aprende a desenvolver novos tipos de jogos. As aulas misturam teoria e prática, preparando o futuro profissional para os desafios que enfrentará no mercado de trabalho. Para isso, ele deverá reservar algumas horas fora do período de aulas para os projetos e pesquisas que irá desenvolver no curso.
Ato Autorizativo
Resolução de 3 de abril de 2006, do Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão - CDEPE.
Formação: Tecnólogo em Jogos Digitais
Duração: 5 semestres
Campus e Período: Campus Liberdade - manhã e tarde