Conteúdo
Perfil
Ao final do Curso o profissional possuirá uma visão ampliada das atividades das áreas técnicas específicas do campo de Sistemas de Informações, sendo capaz de compreender as interconexões entre essas áreas, abrangendo as diversas possibilidades de atuação com as seguintes competências e habilidades:
* ter domínio dos princípios básicos de funcionamento dos computadores digitais, juntamente com equipamentos auxiliares – periféricos e de comunicação.
* estar capacitado para dar suporte técnico à operacionalização e transformação longitudinal de sistemas de informação.
* compreender a lógica de construção de programas para serem executados por computadores eletrônicos.
* traduzir o conhecimento em aplicações das TIC aos mais diversos campos dos serviços que usam sistemas de informações digitalizadas, com destaque para a produção de softwares de gestão.
* demonstrar familiaridade em interagir com as diversas áreas das organizações concebendo, desenvolvendo, gerenciando e aprimorando sistemas de tratamento automatizado de informação e especificando requisitos de usabilidade.
* manter ambientes computacionais em funcionamento, controlando e monitorando todo o ambiente de apoio aos Centros de Informática e aos Centros de Processamento de Dados, devendo, para isso, estar apto a instalar, configurar e manter redes de computadores, configurar equipamentos como servidores e estações de trabalho, administrar sistemas gerenciadores de bancos de dados, avaliar desempenho de sistemas.
* realizar atividades de atualização e modernização das tecnologias de informática em uso pelas empresas, identificando como estas podem se beneficiar dessas tecnologias, seja através da redução de seus custos operacionais, seja pela melhoria na qualidade dos seus produtos ou serviços prestados.
* Executar projetos e dimensionamento de redes de informações, avaliando as condições necessárias para a implantação de redes de computadores, sistemas de banco de dados e sistemas de informação.
Teoria x Prática
Mais do que nunca, busca-se, sobremaneira, organizar um currículo que vá além da mera justaposição de disciplinas e da difusão delas em especialidades, para articulá-las – disciplinas e especialidades – em áreas de projetos de estudo, reflexão e ação, de tal modo, que permita um diálogo permanente entre os conhecimentos e saberes, sejam eles do campo próprio da área a que pertence, seja do campo do conhecimento gerencial, que envolve a gestão de serviços, de relações e de disposição para procedimentos inovadores. Esse diálogo pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação ou de iluminação, sempre com o intuito de se incrementar e consolidar articulações entre as disciplinas e os conteúdos, entre conceitos e ações que circunscrevem a realidade objetiva do fazer técnico-científico.
O curso se desenvolve a partir de um processo de interação entre os módulos, em que o ensino-aprendizagem tem forte apelo dialógico, reflexivo e investigativo, de base contextualizada na realidade operacional dos chamados espaços alimentares. Isso se constitui na viabilização para o desenvolvimento do currículo, enfatizando a troca de experiências entre professores e estudantes, tendo como pano de fundo o funcionamento efetivo da cadeia produtiva e a construção/reconstrução de conhecimentos resultante, sempre, da unidade entre teoria e prática.
Carga Horária Total: 2022 h/a.