Conteúdo
Automação Industrial
Carreira
O Catálogo Nacional de Cursos de Graduação Tecnológica define os Tecnólogos em Automação Industrial como profissionais a serviço da modernização e das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, na instalação e na supervisão de sistemas de integração e de automação.
Referência no mercado
O curso de Automação Industrial da FMU oferece uma completa infraestrutura e experientes professores.
Programa inovador
A matriz curricular de 2.400 horas é adequada às demandas do mercado industrial e possibilita um crescimento fundamentado e sólido. Durante cinco semestres, os alunos se envolvem com temas básicos de automação – além de disciplinas profissionalizantes específicas e conteúdos de formação complementar –, em ambientes integrados às áreas da Engenharia do Complexo Educacional FMU, compartilhando experiências e laboratórios com os cursos das áreas de Exatas.
Foco no resultado final
O curso de Tecnologia em Automação Industrial da FMUTEC é diferenciado por possuir metodologias inovadoras na oferta da aprendizagem, dentre elas a exposição dos alunos a estudos de caso, simulações, desenvolvimento de artefatos e aulas interativas, nas quais constroem o conhecimento das disciplinas de maneira integrada e envolvente. Visitas técnicas, projetos integrados e aprendizagem baseada em problemas complementam algumas das estratégias de formação do curso.
A profissão na prática
Os Tecnólogos em Automação Industrial atuam na automatização dos chamados “processos contínuos”, que envolvem a transformação ininterrupta de materiais por meio de operações biofisicoquímicas. Nas atividades de execução de projetos, de instalação e de supervisão de sistemas de automação, tecnologias como controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão e vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios, entre outras, são bastante empregadas.
Entre as corporações que mais empregam esses profissionais estão as indústrias químicas, petroquímicas, siderúrgicas, automotivas e farmacêuticas, as fábricas de alumínio, alimentos, cimento, automação predial e mineração e todas que possuam linhas de produção automatizadas.
Ato Autorizativo
Resolução de 5 de agosto de 2010, do Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão - CDEPE.
Formação: Tecnólogo em Automação Industrial
Duração: 5 semestres
Campus e Períod: Campus Liberdade - Manhã e Noite