Serviço Social
Carreira
O Brasil é um país cheio de desigualdades sociais, o que exige muita qualificação dos profissionais que exercem a função de assistente social. Eles são capacitados para fazer parte de projetos e programas sociais dos setores público e privado, nas seguintes áreas: saúde, saúde mental, saúde ocupacional, relações de trabalho, educação e educação popular, habitação e habitação popular, conservação e preservação do meio ambiente, relações entre homens e mulheres, raça e etnia, direitos humanos e sociais, movimentos sociais, gerenciamento participativo, gestão de pessoas, gestão de serviços públicos, sistemas de proteção social (previdência e assistência social), comunicação e marketing social.
Referência no mercado
No curso de Serviço Social da FMU, o estudante é preparado para uma profissão que trabalha com os grandes temas do mundo de hoje, como a fome, a pobreza e a violência. Ele será capacitado para cuidar dos direitos sociais das pessoas mais simples, basicamente lidando com famílias, mulheres chefes de família, crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiências e pessoas em situação de risco social.
Programa inovador
O programa do curso reúne aulas teóricas e atividades práticas. As aulas darão ao aluno uma visão geral de todos os temas importantes das áreas de ciências humanas e sociais. Já as atividades o ensinarão a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas, preparando-o para enfrentar os desafios da sua profissão.
A partir do 1º semestre, o estudante realiza atividades complementares, como: iniciação à pesquisa, oficinas pedagógicas, palestras, seminários, visitas monitoradas, trabalhos na comunidade, trabalhos e projetos envolvendo mais de uma disciplina. A partir do 3º semestre, ele poderá iniciar pesquisas e atividades de iniciação científica.
Foco na ampliação dos direitos sociais
O objetivo principal do curso é formar profissionais que entendam a sociedade de uma forma crítica e baseada em seu conhecimento, mas que também tenham competência técnica para criar e implantar ações, programas, projetos, políticas públicas, privadas e de organizações da sociedade civil que ampliem os direitos sociais da população.
A profissão na prática
A partir do 4º semestre de curso, o estudante irá aplicar na prática o que aprendeu em sala de aula, por meio de estágios supervisionados pelos experientes professores da FMU. No 5º semestre, ele já será capaz de realizar a atividade de monitoria. E no 6º e 7º semestres, escreverá o Trabalho de Conclusão de Curso, seu último passo antes de entrar no mercado profissional.
Ato Autorizativo
Portaria nº 4327, de 22 de dezembro de 2004, publicada no DOU nº 246 – Seção I – 23/12/2004 – P. 34.
s valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação.
Formação: Assistente Social
Duração: 7 semestres
Campus e Período: Campus Liberdade - manhã e noite