Objectivos
Turismo é, ao mesmo tempo, mercado de serviços, fenômeno sociocultural e atividade de lazer.
Como lazer, o Turismo é praticado de modo individual e por grupos fora do sistema produtivo de trabalho e das obrigações sociais; Turismo é a viagem feita por prazer a locais que despertam interesse pessoal, e que contribui, positivamente, para as necessidades pessoais mais íntimas e liberatórias. Assim é o Turismo do ponto de vista do turista.
Como fenômeno sociocultural, o Turismo constitui um dos fatores fundamentais para a ampliação dos processos da chamada globalização. O Turismo conecta pessoas e modos de vida, possibilitando encontros e experiências que ocorrem através das fronteiras culturais. É uma das atividades responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social, pois cria mercados de trabalho arrecadadores de receitas públicas, receitas essas que, por sua vez, viabilizam os sistemas de educação, de saúde, da preservação ambiental e o crescimento das comunidades como um todo. Assim é o Turismo do ponto de vista dos estudiosos do fenômeno turístico e de seus planejadores, técnicos e gestores públicos.
Como mercado do Terceiro Setor, o Turismo reúne um sistema complexo de serviços, equipamentos e instalações, que tem por objetivo o planejamento e a execução de viagens e serviços de recepção, hospedagem e atendimento. Abrange agências de viagem, operadoras, redes hoteleiras, transportadoras e empresas organizadoras de eventos. Assim é o Turismo do ponto de vista dos empreendedores, gestores, consultores e técnicos que trabalham nas diversas empresas prestadoras de serviços turísticos. São esses profissionais que buscam satisfazer às demandas dos usuários, criando ofertas e gerando desenvolvimento econômico.
De acordo com as exigências do mercado, o Curso de Turismo das FIJ oportuniza a formação profissional de caráter holístico, que propicia a compreensão do fenômeno turístico e também das necessidades de seus usuários e empresários, gestores, consultores, planejadores e técnicos; todos são atores em um mercado emergente, altamente competitivo e em constante transformação, no qual a visão humanista e democrática, a sustentabilidade ambiental e cultural, a flexibilidade e a criatividade, a competência analítica e a inovação estão no centro dos processos de aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Conteúdo
Qual seu Campo de Atuação ? O bacharel em Turismo formado pelas FIJ estará apto para atuar como gestor de negócios, empreendedor, consultor, planejador e técnico nas diversas áreas que a atividade turística alcança, com a possibilidade de ocupar postos nos planos institucional (dirigentes), intermediário (diretores e gerentes executivos) e operacional (supervisores e executores) em:agências de viagem e de Turismo;operadoras de Turismo;transportadoras aéreas, marítimas e terrestres;empresas de hospedagem, como hotéis, pousadas, albergues, flats e campings;empresas organizadoras de eventos, congressos e feiras;centros de convenção;empresas e instituições de lazer e de Turismo, especialmente centros culturais, clubes e parques temáticos;restaurantes, casas de espetáculo e danceterias;empresas de assessoria e consultoria;empresas de divulgação e documentação;empresas e instituições de pesquisa ligadas ao lazer e ao fenômeno turístico;órgãos públicos, como secretarias e empresas públicas, nos três níveis de administração, municipal, estadual e federal;organizações não-governamentais do Terceiro Setor ligadas ao Turismo, especialmente na área de proteção ambiental. Quais as Habilidades ? Um verdadeiro turismólogo precisa adquirir conhecimentos gerais de outros campos, como História, Sociologia, Antropologia, Geografia e Gestão Ambiental, além de possuir habilidades técnicas e específicas da área. O futuro profissional de Turismo ainda deve ter algumas qualidades específicas:ter capacidade de se relacionar com seus semelhantes;estar consciente e não ter medo de lidar com diferenças culturais e sociais;desejar aprender outros idiomas, especialmente o inglês e o espanhol;ser simpático, compreensivo, bem humorado, criativo e flexível;tomar decisões rápidas e pertinentes;conseguir trabalhar sob pressão;estar apto a realizar diferentes tarefas, mesmo que esteja no seu local de trabalho;possuir visão global e holística das atividades que desenvolve O Curso Formar o cidadão e o profissional capaz de atuar em todas as áreas do turismo, com elevado potencial de inserção no mercado de trabalho, preparado para um ajustamento contínuo às mudanças, com espírito empreendedor, público e crítico dominando habilidades instrumentais básicas, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento dessas atividades e das organizações em que atuarem.