Mercado de trabalho
Atualmente, as possibilidades de atuação do bacharel em Turismo são muito amplas. Este profissional pode desempenhar uma gama de atividades ligadas ao planejamento de municípios turísticos, administração de empreendimentos turísticos urbanos ou rurais, operacionalização de viagens nacionais e internacionais, consultoria, promoção e marketing de empreendimentos turísticos, atuação de serviços turísticos nas áreas de alimentos e bebidas, eventos, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, agências de turismo e operadoras turísticas, gestão pública, dentre outras áreas.
Por que fazer Turismo na PUCPR?
O curso de Turismo da PUCPR forma profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável dos atrativos turísticos e com o bem-estar das comunidades receptoras. Cabe aos bacharéis em Turismo, através do estudo, planejamento, organização e atuação correta, evitar que o potencial turístico de municípios seja desperdiçado e que impactos negativos possam prejudicar o desenvolvimento.
O Curso de Turismo possui Grupo de Pesquisa registrado no CNPq, o que permite ao aluno e ao professor o exercício da pesquisa vinculada aos temas do turismo e que são tão importantes para o estudo aprofundado de assuntos emergentes relacionados às linhas de pesquisa mencionadas a seguir.
O curso
No curso de Turismo da PUCPR, a inter-relação ocorre em todos os programas de aprendizagem. Assim, os professores trabalham todos os conteúdos e experiências de forma conjunta e, ao final do curso, o aluno terá desenvolvido competências que proporcionem seu destaque profissional. Além das aulas, os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades práticas orientadas pelos professores.
Estruturas de apoio
No curso de Turismo o aluno vivencia a realidade profissional em diferentes ambientes que relacionam a teoria à prática. A PUCPR mantém convênios com diversas empresas do mercado turístico. Na Agência-Escola do Curso de Turismo, localizada no Câmpus Curitiba – Praça da Alimentação, os alunos participam do dia-a-dia de uma agência de viagens e turismo, da vivência para a organização de roteiros turísticos, reservas de hotéis, atendimento a clientes de eventos, emissão de passagens nacionais e internacionais, entre outras atribuições. Também fazem parte da estrutura do curso: o Núcleo de Eventos, em que os alunos fazem o planejamento e a organização de eventos; os laboratórios de informática e o ambiente virtual Eureka.
Os estudos técnicos também são realizados por professores e alunos para vivenciar na prática os destinos turísticos e seus atrativos já disponibilizados para turistas diversos.
O
NÚCLEO DE EVENTOS é parte integrante da agência-escola. Este setor é responsável por vários eventos realizados em Curitiba. Por meio desta ferramenta de aprendizagem, os alunos conhecem as peculiaridades deste segmento, facilitando sua escolha profissional.
O CONVÊNIO A SER FIRMADO COM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, também será de grande importância para a complementação pedagógica do aluno do curso de turismo da PUC, uma vez que este poderá estudar a teoria do planejamento do turismo, a cultura, os tipos de turismo, e ainda outras áreas, existentes no município, e necessárias ao desenvolvimento da atividade turística.