Conteúdo
Centro de Hospitalidade
O IESB investiu na criação de um dos mais modernos centros de Turismo e Hospitalidade do Brasil. Diversos laboratórios das áreas de hospedagem, eventos e gastronomia fazem parte do espaço criado e construído com a consultoria de profissionais das melhores escolas de Turismo e Hotelaria no mundo, como a Penn State University (EUA), Ecole Hoteliere de Lausanne (Suíça) e o Instituto Argentino de Gastronomia, todos referências mundiais.
Uma importante preocupação do IESB é levar para as salas de aula, profissionais com experiência no mercado. O quadro de professores conta com mestres e doutores altamente conceituados, gerentes de hotéis e agências, funcionários de órgãos ligados ao setor, entre outros. O corpo docente é reconhecido por profissionais da área como de altíssima qualidade.
O Brasil tem um potencial turístico considerável. Com a profissionalização deste ramo, amplia-se a oportunidade de competir igualmente com outros destinos, desenvolvendo o Turismo de modo a distribuir benefícios para toda a população. Nesta perspectiva, os alunos do IESB são preparados para intervir com competência nas diversas esferas de atuação do Bacharel em Turismo. Torna-se um profissional pronto para planejar, organizar, implantar, gerir e empreender, tudo isso de maneira responsável, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Recentemente reestruturada, a graduação em Turismo do IESB apresenta uma proposta curricular atualizada para atender as novas necessidades do mercado e as diretrizes do Ministério da Educação. O curso passa de quatro para três anos, tornando-o ainda mais competitivo, já que o aluno alcança a pós-graduação rapidamente, sem perder a qualidade já reconhecida.
São oferecidas atividades complementares como oficinas e cursos de, por exemplo, Oratória e Etiqueta Profissional, além de diversos níveis de Inglês e Espanhol.
O IESB responde às demandas do setor hoteleiro no País e, mais especificamente, do mercado brasiliense, ao criar o curso superior de Graduação Tecnológica em Hotelaria. Além do potencial mercadológico já existente na cidade, está prevista a construção de novas unidades hoteleiras para suprir as demandas que surgirão em conseqüência do evento que Brasília sediará, a Copa do Mundo de 2014.
O curso de Turismo do IESB é o único em Brasília a fazer parte do Guia do Estudante Abril, uma ferramenta de consulta para estudantes com a lista dos melhores cursos de graduação do país.
O curso faz parte, junto com os cursos de Gastronomia e Hotelaria, do novo Centro de Excelência em Hospitalidade do IESB. Para saber mais sobre o novo Centro de Excelência em Hospitalidade do IESB, (vide tabela abaixo).
O centro de Excelência em Hospitalidade
O IESB criou, em junho, o seu Centro de Excelência em Hospitalidade, baseado no que há de mais avançado no setor para atender os cursos de Turismo, Gastronomia e Hotelaria. Juntas, essas três modalidades surgem para acompanhar o crescimento do mercado turístico da Capital. Os alunos poderão contar com o ambiente ideal para desenvolver suas habilidades e alcançar a esfera dos melhores profissionais do mercado.
Como é o centro de Excelência em Hospitalidade
* 3700 m2 totalmente dedicados à formação de profissionais de Turismo, Gastronomia e Hotelaria.
* Equipamentos de última geração
* 5 cozinhas
* Laboratórios com 3 salas de percepção sensorial
* 2 laboratórios de Hotelaria
* Laboratório de recepção de hotel
* Setor de acondicionamento de materiais de apoio à Hotelaria
* Espaço “Mis en Place” para frio e seco
* 5 câmaras frigoríficas de resfriamento e congelamento
* Vestiários para alunos e professores
* Central de lixo refrigerada
* Praça de Alimentação
* 2 mini-auditórios para 60 pessoas
* 4 salas de aula
* Três lojas
* Agência Bancária
Áreas de atuação
A diversidade de áreas de atuação do Bacharel em Turismo é uma das vantagens da profissão. A maioria dos alunos do IESB participa de estágio nos primeiros semestres do curso. Existe certa facilidade para ingressar no mercado de trabalho, tendo em vista a conceituação do curso em todo o trade turístico. Há vagas nas grandes companhias aéreas, nas agências de viagens e de eventos, nos hotéis e restaurantes, em órgãos como o Ministério do Turismo e Embratur.
São áreas de atuação:
. Eventos – empresas organizadoras de congressos, seminários, feiras;
. Agências de Viagem
. Agências Transportadoras
. Transportes – aéreos, rodoviários, ferroviários, marítimos, fluviais
. Hospedagem – hotéis, motéis, campings
. Animação/ Recreação – clubes, empresas, agências, navios
. Alimentação – restaurantes, bares e similares
. Órgãos Governamentais
. Consultorias
. Docência
. Pesquisa
Observação:
30% de desconto para funcionários de empresas ou agências associadas à ABAV e a ABIH
O curso de Turismo, do Instituto de Educação Superior de Brasília, é muito bom e a Faculdade realmente tenta levar a pratica às salas de aula.
Gabriela Mesquita
Graduação em Turismo - Junio 2011
Uma boa faculdade, mas que precisava estruturar melhor a grade curricular.
Aline Silverio
Graduação em Turismo - Junio 2011