Conteúdo
Terapia Ocupacional
O curso de terapia ocupacional forma o profissional agente de mudanças, crítico e criativo, com fundamentação teórica e conhecimento sólido, apto a integrar equipes de saúde. A estrutura curricular abrangente inclui conteúdos das ciências psicossociológicas, biológicas e ocupacionais.
O terapeuta ocupacional dedica-se ao conhecimento das ocupações humanas, que não se resumem ao trabalho produtivo, compreendendo todas as atividades ligadas ao auto cuidado, trabalho e lazer. O profissional precisa conhecer as atividades realizadas pelo paciente, ou seu desempenho ocupacional, considerando as perspectivas individual e social, de acordo com sua faixa etária e o contexto sócio-econômico e cultural em que se insere.
O terapeuta ocupacional atua nos programas de saúde coletiva, mental, escolar, infanto-juvenil, do adulto, trabalhador, idoso e família. Os locais de atendimento são os hospitais gerais e especializados (pediatria, neurologia, traumatologia, oncologia dentre outros), centros de reabilitação, instituições psiquiátricas, centros de convivência, postos de saúde, clínicas de geriatria, escolas especializadas, centros de recuperação de dependência química, instituições asilares e penais, consultórios, domicílios e empresas.
Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecido pelo Decreto Estadual de 13 de março de 2008.
(*) Valor de referência apenas para o 1º período do curso / 1º semestre de 2011 (pagamentos efetuados até a data de vencimento), incluindo as disciplinas regulares do período. O regime é semestral, o que corresponde a 6 parcelas mensais, sendo a 1ª parcela paga no ato da matrícula. Os reajustes levam em consideração a Lei nº 9.870/99, atendendo a periodicidade permitida por lei.