Comentários sobre Graduação em Terapia Ocupacional - Presencial - Curitiba - Paraná
-
Objectivos
A Terapia Ocupacional é uma ciência da área biológica e da saúde, de nível universitário, reconhecida no Brasil em 1969. É uma forma de tratamento que se utiliza do exercício das ações humanas para prevenção, manutenção e restauração da saúde, nos seus aspectos bio, psico e social. É o curso pioneiro no Estado do Paraná, implantado em 1981. Oferece formação generalista conforme os parâmetros das diretrizes curriculares nacionais.
O terapeuta ocupacional trabalha para reestruturar o cotidiano de portadores de alguma incapacidade física, mental ou psíquica, por meio de exercícios e atividades. Auxilia na reintegração social, trabalhando em clínicas para dependentes químicos, asilos, prisões e instituições de assistência social, melhorando a qualidade de vida das pessoas nesses ambientes. A fundamentação teórico-prática é assistida e acompanhada na Clínica-Escola. O contato com a prática ocorre desde a primeira série do curso por meio de observação de práticas terapêuticas supervisionadas.
-
Titulação
Graduação em Terapia Ocupacional
-
Conteúdo
Campo de Atuação
É uma das áreas mais abrangentes da saúde. O profissional pode atuar, entre outras, nas áreas de geriatria (auxilia na reabilitação física e na reintegração social de idosos); psiquiatria (auxilia a reintegração social de portadores de distúrbios mentais); reabilitação profissional (reintegra trabalhadores vítimas de acidentes ou doenças do trabalho); recuperação física (auxilia na adaptação de deficientes físicos à vida diária e ao mercado de trabalho) e reintegração social (auxilia dependentes químicos, menores carentes e aidéticos). O terapeuta ocupacional pode se dedicar, também, à área da educação, auxiliando crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem.
Clínica de Terapia Ocupacional
Prestar serviços de reabilitação, habilitação e melhorar a qualidade de vida da comunidade é o propósito da Clínica de Terapia Ocupacional, que mensalmente realiza cerca de 600 procedimentos, em média. Atendimentos realizados: ortopedia e traumatologia para adultos; clínica geral para adultos e crianças; ambulatório de saúde mental; distúrbios de aprendizagem; neuropediatria, oficina pré-profissionalizante e confecção de órteses e adaptações. Além dos atendimentos realizados na universidade, a clínica presta serviços nas seguintes instituições de saúde curitibanas: Hospital do Trabalhador (no Ambulatório de Traumas por Acidente de Trabalho); Centro de Atendimento ao Idoso Ouvidor Pardinho (atendimento de geriatria) e Hospital Militar (Oficina da Memória). Alunos dos últimos períodos, com supervisão dos professores, são responsáveis pelos tratamentos.
Graduação em Terapia Ocupacional
As informações obtidas durante o curso foram as melhores e me interessei ainda mais por essa área.
Linéia Passos
Graduação em Terapia Ocupacional - Febrero 2012
Um curso muito bom. Mas muito mal remunerado e as pessoas não valorizam o trabalho do profissional.
Jaqueline Sabbagh
Graduação em Terapia Ocupacional - Noviembre 2011