Conteúdo
Mercado de trabalho
O perfil de quem procura um curso de Teologia está mudando. As funções atribuídas ao teólogo ampliaram-se. Antes, fazia o curso quem buscava seguir a carreira religiosa: padres, pastores, entre outros. Hoje, a Teologia é uma opção de quem quer desenvolver trabalhos comunitários, atuar em ONGs – organizações não-governamentais e para os estudantes interessados em aumentar a cultura geral e religiosa.
O curso
A proposta curricular do Bacharelado em Teologia promove o estudo do fenômeno religioso e da ciência teológica, destacando o compromisso ético, social e eclesial, com ênfase na tradição religiosa judaico-cristã, aberta ao diálogo respeitoso com outras tradições religiosas, numa clara rejeição aos reducionismos, fundamentalismo e proselitismo de quaisquer espécies.
Estruturas de apoio
O curso é ofertado nas dependências do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) do Câmpus Curitiba da PUCPR. A PUCPR oferece amplas salas equipadas com aparelhos de audiovisual e uma grande biblioteca que, além do seu acervo completo na área das Ciências Humanas, oferece espaço para estudos individuais e em grupos.
Por que fazer Teologia na PUCPR?
Realizado numa universidade católica o curso de Bacharelado em Teologia da PUCPR busca realizar esta missão em sintonia com a realidade social, cultural e científica de nossos dias. A teologia que desenvolvemos tem perfil e caráter próprios: para cada pessoa ela afirma que a vida tem sentido transcendente; frente à sociedade, ela busca promover a inclusão; junto à cultura, mostra que é necessário promover a vida; com as outras ciências ela realiza um diálogo profícuo e crítico.
Pesquisa e pós-graduação
O curso, como bacharelado reconhecido pelo MEC, abre portas para o aprofundamento científico no âmbito da pós-graduação. Promove a iniciação científica e cria o ambiente para inserção em grupos de pesquisa. O curso ainda capacita, metodologicamente, para elaboração de projetos e exige uma experiência de pesquisa concreta, com a produção do trabalho monográfico.
Os tempos atuais forçaram as intituições de educação a se modernizarem e a repensarem suas práticas, houve progresso em muitas áreas, como investimentos em tecnologias, em formação dos professores, nos laboratórios e bibliotecas.
Luiz Alberto Souza Alves
Graduação em Teologia - Junio 2011