Objectivos
O Curso de Licenciatura em Sociologia da PUCPR, tem duração de 3 anos, desenvolvendo, neste período, uma estrutura curricular de forma a preparar os futuros sociólogos para a atuação estabelecendo relações entre a explicação teórica dos fenômenos sociais, a prática social (a intervenção) e a habilidade para o exercício docente no Ensino Fundamental e Médio. Para atender este objetivo, a estrutura curricular organiza-se em torno de uma área científica principal: a Sociologia. Antes de mais, pretende-se formar sociólogos de nível universitário, dotados de uma sólida formação teórico-metodológica e técnica em Sociologia e aptos para exercer de forma reflexiva e competente o ofício de sociólogo. Neste sentido atribui-se peso importante a disciplinas de caráter fundamental e instrumental em Sociologia, como é o caso das disciplinas de caráter teórico (Sociologia I a V e da Teoria Sociológica I a IV). Atribuindo, do mesmo modo, importância à preparação para o exercício do magistério, com disciplinas específicas da área, como é o caso da didática, da metodologia de ensino e da prática docente, etc. Seguidamente, estas disciplinas fundamentais foram dosadas, com pertinência e equilíbrio e numa articulação interdisciplinar, com outras disciplinas de áreas afins como a Antropologia, a Psicologia Social, a Economia, a História, a Filosofia, Ética, Processos do Conhecer e Cultura Religiosa.
Conteúdo
Mercado de trabalho
Com a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação da inclusão de Sociologia no Ensino Médio, abrem-se novas possibilidades de atuação deste profissional no magistério, desenvolvendo ações no campo da Sociedade, da Cultura e da Política.
O segundo aspecto a considerar em termos da atuação profissional do licenciado em Sociologia é que, além da atuação no magistério, este profissional está habilitado a intervir em vários domínios da sociedade. Poderá desempenhar cargos e funções no âmbito da política nacional, regional e local; ocupar lugares de quadros técnicos no âmbito dos diversos ministérios, das autarquias, das instituições patronais, sindicais e associativas; na gestão de recursos humanos em empresas públicas e privadas; no diagnóstico e na eventual prevenção e/ou solução de situações de conflitos, entre outras. Assim, os sociólogos são cada vez mais convocados para atuar na assessoria de empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, como os sindicatos, ONGs, partidos políticos etc.
O curso
O curso de Licenciatura em Sociologia tem como objetivo a compreensão, a interpretação e a explicação de fenômenos sociais na perspectiva de oferecer respostas científicas e técnicas aos problemas e às solicitações da sociedade. Em síntese, a sociologia se dedica, em primeiro lugar, a compreender o porquê e os significados de tudo o que acontece na sociedade, e, em segundo lugar, oferecer alternativas de solução aos problemas sociais. Nos dias atuais, a dinâmica de transformação social, econômica, política e cultural, bem como as suas conseqüências sociais em termos internacionais, nacionais, regionais e locais, constituem cada vez mais terreno para uma crescente reflexão sociológica do ponto de vista teórico e da intervenção social. Neste caso, considerando o movimento crescente desta dinâmica de transformação social, é possível se supor que a Sociologia tem cada vez mais os seus campos de profissionalização alargados e as suas competências cada vez mais procuradas.
Estruturas de apoio
O curso será ofertado nas dependências do Centro de Teologia e Ciências Humanas - CTCH do Campus Curitiba da PUCPR.
Neste local, a PUCPR oferece amplas salas equipadas com aparelhos de audiovisual, áreas livres para socialização e uma grande biblioteca que, além do seu acervo completo na área das Ciências Humanas, oferece espaço para estudos individuais e em grupos.
Por que fazer Sociologia na PUCPR
Por pelos menos duas razões principais: a primeira delas, para fazer jus ao papel de cidadão que cada vez mais precisa conhecer a sociedade em que vive. Nos dias de hoje, as grandes transformações sociais em curso fazem com que infindáveis problemas sociais não sejam suficientemente compreendidos pelas pessoas, comprometendo assim o real exercício da cidadania. Temas em discussão e ainda pouco compreendidos, como é caso da globalização e seus impactos, da chamada modernidade e pós-modernidade, das transformações do Estado, da Nação, da política, do novo papel das elites nacionais e internacionais, dos novos agentes definidores das políticas públicas, a pobreza, a inclusão e exclusão social. A segunda razão diz respeito ao à espetacular abertura de campos de atuação do sociólogo frente às grandes transformações mundiais nos dias de hoje, abrindo grandes expectativas de profissionalização para este profissional, além do magistério na educação básica e superior.
Pesquisa e pós-graduação
A perspectiva é que o convívio do curso conduza o aluno ao exercício da pesquisa, para que se prepare enquanto profissional pesquisador. Para isto, o aluno terá a possibilidade de se integrar em alguns programas e bolsas de pesquisadores, como é o caso do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIBIC).