Conteúdo
Sistemas de Informação
Titulação: Bacharelado
Ato de Criação: Portaria do MEC nº 1198, publicada Diário Oficial da União de 15/06/2001, resultante do Processo nº 23000.001167/99-42.
Ato de Reconhecimento: Portaria do MEC nº 164, publicada Diário Oficial da União de 16/02/2007, resultante do Processo nº 23000.006813/2006-11.
Duração do Curso: 4 anos
Regime: Semestral
Horário do Curso: Noturno
Sistema: Crédito
Nome da Coordenadora: Profa. Renata dos Santos Luz de Oliveira
PERFIL DO PROFISSIONAL
O profissional egresso do Curso poderá contribuir para a eficiência gerencial nas organizações, prestando serviços especializados na área de tecnologia de informação, por meio do armazenamento, da recuperação, da distribuição e da disponibilização de dados para apoiar a tomada de decisões, bem como subsidiar usuários na análise de problemas, na criação de produtos e serviços, na visualização de mercados potenciais.
O desempenho das atividades inerentes a área de atuação em Sistemas de Informação exige uma ação profissional fundamentada no conhecimento teórico-prático aprofundado da aplicação das soluções tecnológicas oferecidas pela ciência da computação a problemas existentes nas unidades de negócio de uma empresa. Inicialmente esta exigência implica em uma capacitação profissional que integre conhecimentos técnico-científicos de ciência da computação; sistemas de informação; administração e das áreas de negócio (marketing, produção, finanças, recursos humanos e contabilidade). Além disso, a capacitação deve incluir o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe, na medida que são características cada vez mais importantes na atuação profissional.
Assim, o profissional de sistemas de informação deve dispor de uma sólida formação conceitual aliada a uma capacidade de aplicação destes conhecimentos científicos em sua área de atuação de forma a agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Nesse sentido, as competências do profissional de sistemas de informação podem ser agrupadas em Competências Tecnológicas e de Gestão e Competências
ATRIBUIÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO
O campo para o analista de sistemas está em alta. Isso se deve ao fatode que as empresas em geral estão incorporando equipamentos e programasde informática, desenvolvendo sistemas para a Internet e suas redesparticulares. Na busca por diferenciarem-se da concorrência, as empresastornam promissor o mercado de trabalho do analista, capaz de auxiliá-lasno gerenciamento de suas informações, no controle de produção e deestoques, de recursos humanos e da folha de pagamento. Este atua no:
Desenvolvimento e evolução de Sistemas de Informação e infra-estrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;
Gestão, Inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da infra-estrutura necessária (humanos, financeiros e tecnológicos) alinhados aos objetivos organizacionais
Atuação profissional:
* Analista de sistemas;
* Analista de suporte;
* Gerente de desenvolvimento;
* Administrador de banco de dados;
* Administrador de rede em sistemas cliente-servidor;
* Analista de segurança;
* Programador;
* Consultor;
* Empreendedor.
O curso oferece aulas excelentes.
Felipe Gomes
Graduação em Sistemas de Informação - Porto Velho - Diciembre 2011