Conteúdo
O Curso
O profissional de Sistemas de Informação deve dispor de uma sólida formação conceitual (conhecimento explícito) aliada a uma capacidade de aplicação destes conhecimentos científicos em sua área de atuação (conhecimento tácito) de forma a agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
Neste sentido, as competências (conhecimento explícito e conhecimento tácito) do profissional de Sistemas de Informação podem ser agrupadas em Competências Tecnológicas e de Gestão, e Competências Humanas.
Competências Tecnológicas e de Gestão
* Compreender a dinâmica empresarial decorrente de mercados mais exigentes e conscientes de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas;
* Participar do desenvolvimento e implantação de novos modelos de competitividade e produtividade nas organizações;
* diagnosticar e mapear, com base científica, problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em sistemas de informações;
* Planejar e gerenciar os sistemas de forma a alinhá-los aos objetivos estratégicos de negócio das organizações;
* Modelar, especificar, implementar, implantar e validar os sistemas de informações;
* Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem a forma com queos s istemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio;
* Participar do acompanhamento e monitoramento da implementação da estratégia da organização, identificando as possíveis mudanças que podem surgir pela evolução da tecnologia.
Competências Humanas
* Expressar idéias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação;
* Participar e conduzir processos de negociação para o alcance de objetivos;
* Participar e criar grupos com intuito de alcançar objetivos;
* Ter uma visão contextualizada da área de Sistemas de Informação em termos políticos, sociais e econômicos;
* Identificar oportunidades de negócio e criar e gerenciar empreendimentos para a concretização dessas oportunidades;
* Atuar social e profissionalmente de forma ética.
Mercado de Trabalho
Com o panorama atual, em que temos uma sociedade baseada no uso da informação e do conhecimento, o uso de recursos virtuais e tecnológicos é abundante, portanto, é natural que todos os setores da economia procurem automatizar seus processos tornando-os mais eficientes, proporcionando maiores ganhos e diferenciais competitivos.
Assim, é natural que todos os setores da economia necessitem e demandem sistemas computacionais, sejam bancos, lojas, hospitais, indústrias, empresas de telecomunicações, entre outros. E essa demanda gera uma forte demanda por profissionais de Sistemas de Informação em praticamente todos os segmentos do mercado.
Além disso, surgem continuamente novas empresas e produtos associados à informática. E, para cada novo dispositivo/software, surge uma nova demanda por profissionais qualificados. E esta forte demanda aumentou a carência de profissionais da área de Computação e Sistemas no país. Algumas estimativas apontam um déficit mundial de cerca de 300 mil profissionais, sendo 50 mil só no Brasil.
Atualmente, no Brasil temos mais vagas de emprego para trabalhar na área de Computação e Informática, que profissionais aptos disponíveis para ocuparem estas vagas. Ou seja, existem muitas oportunidades nesta área, sendo que também é uma das áreas com a melhor média salarial do país.
Satisfeito
Não tenho nada a reclamar. Me esforcei bastante para conseguir alcançar meu objetivo.
Alberto Jadir
Graduação em Sistemas de Informação - Ji-Paraná - Agosto 2011