Objectivos
No mundo conectado por computadores, o engenheiro de software tem papel central. As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) atua na formação desses agentes. Unindo infra-estrutura e professores que têm qualificação acadêmica e contato com o mercado de trabalho capacita engenheiros que absorvem novas tecnologias com agilidade e competência. Na Barros Melo são formados desenvolvedores de sistemas qualificados a tomar decisões com base no contexto de um mercado que se atualiza a cada dia.
Na Barros Melo, o aluno aprende a lidar com softwares, redes e hardwares, tem contato com noções de gestão e empreendedorismo, pois conhecem vários sistemas operacionais, constroem e reformam códigos abertos e compreendem a lógica de funcionamento por trás de grandes programas. O curso supre as lacunas locais de conhecimento e estrutura o desenvolvimento de potenciais tecnológicos, conectando-se aos outros cursos da instituição. O aluno de Tecnologia da Informação se forma apto a interagir com a realidade de mercados distintos, podendo se inserir com facilidade em empresas de diversos setores.
Além de professores de reconhecida inserção no mercado nacional e internacional, a Barros Melo também oferece uma infra-estrutura de laboratórios com equipamentos de última geração; softwares específicos e necessários para um melhor aproveitamento das disciplinas do curso. Para completar a formação, a instituição também realiza seminários, debates e cursos de extensão gratuitos com profissionais de referência no mercado, assim como missões técnicas em empresas que se destacam pela inovação e qualidade.
A instituição também possui o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Este programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa dos nossos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa, ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa, na forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados.
Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios, que em convênio com mais de cinqüenta empresas locais viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos nas salas de aula.