Objectivos
O Assistente Social trabalha com as diferenciadas expressões da chamada Questão Social, tais como o desemprego, a violência de modo geral, e quaisquer outras mazelas sociais que impactem o cotidiano da população em seus direitos. É o único profissional que trabalha para efetivar e articular a proteção e defesa do conjunto dos direitos do homem. Em seu cotidiano, pode e deve participar da construção das políticas públicas na participação dos Conselhos Municipais. Nesse espaço, elabora e monitora a execução das mesmas (políticas públicas) nos municípios. Sua ação profissional ocorre tanto no Poder Público quanto no Terceiro Setor - em organizações não-governamentais ou filantrópicas - e, em empresas privadas. Em qualquer desses espaços, pode criar, acompanhar, analisar e/ou fortalecer ações que favoreçam a cidadania dos usuários. Trabalha em projetos diretos (ou não) de atendimento construindo ciência acerca das informações e direitos das populações. Realiza referenciamento e contra-referenciamento, encaminhando e acompanhando seus usuários aos serviços que se façam necessários de acordo com cada situação, onde se aplique a defesa dos direitos. É um profissional fundamental na rede serviços socioassistenciais por construir em sua formação acadêmica a instrumentalização acerca da defesa dos direitos do cidadão. Desse modo, contribui para qualificar as condições de vida da população, tendo como objetivo, através da assistência a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice, ou seja, de toda a população usuária.
Conteúdo
Mercado de Trabalho: A profissão do assistente social ganha forte projeção na contemporaneidade. Nota-se que a demanda por esse profissional torna-se obrigatória em alguns contextos, de acordo com a própria legislação da assistência. Além desse fato, a própria formação realizada legitima este profissional a atuar em diversas áreas: o Poder Público, o Terceiro Setor – contemplando assim, as organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e também as empresas privadas. Desse modo, possui um amplo leque de atuação, pode-se citar como exemplos as áreas da assistência, da educação, da saúde, do judiciário, etc. Há ainda, um mercado crescente de consultoria e assessoria que convoca cada vez mais os profissionais da área. Existe também outra possibilidade de exercício profissional para o assistente social: a carreira acadêmica, que com certeza convida-o a engajar-se no ramo de ensino e pesquisa.
São diferenciais do Curso de Serviço Social do UNIFIA:
* O profissional formado estará apto a exercer as atribuições profissionais especificadas na LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social - e terá clareza do SUAS – Sistema Único da Assistência Social. Estará devidamente instrumentalizado para construir uma visão crítica da realidade – condição fundamental para o sucesso no exercício profissional. Será preparado para efetivar intervenção profissional comprometida com a defesa e proteção dos direitos para assim, contribuir com a transformação da realidade social dos usuários. Será formado para consolidar a com habilidade de associar a teoria e a prática para ser competente ao enfrentar as demandas atuais do mercado de trabalho.
Matriz Curricular
(disciplina e carga horária)
Língua Portuguesa 40
Formação Sócio-Histórica do Brasil 40
Introdução ao Serviço Social 80
Sociologia 40
Psicologia 40
Fundamentos Filosóficos do Serviço Social 80
Metodologia da Pesquisa Científica 40
Polítcas Sociais I 80
Sociologia II 40
Estatística 40
Direitos Humanos e Proteção Social 40
Fundamentos Filosóficos do Serviço Social II 40
Antropologia 40
Fundamentos Históricos, Teoria e Metodologia do Serviço Social 40
Empreendedorismo e Responsabilidade Social 40
Polítcas Sociais II 40
Antropologia II 40
Fundamentos Históricos, Teoria e Metodologia do Serviço Social II 80
Psicologia aplicada 40
Cidadania e Movimentos Sociais 40
Gestão social I 40
Teoria Política 80
Ética e Serviço Social 40
Pesquisa em Serviço Social 40
Fundamentos Históricos, Teoria e Metodologia do Serviço Social III 80
Política Social III 40
Direito e Legislação Social 80
Gestão Social II 40
Relações de Gêneros, Etnias e Serviço Social 40
Instrumentos, Técnicas e Estratégica em Serviço Social 40
Instrumentos, Técnicas e Estratégica em Serviço Social II 80
Direito e Legislação Social II 80
Pesquisa em Serviço Social II 40
Economia Política 40
Política e Seguridade Social 40
Política Social IV 40
Gestão Social III 40
Diagnóstico Social Especial 40
Gestão Social IV 80
Política Social V 80
Política e Seguridade Social II 80
Reprodução Social e trabalho 40
Serviço Social na Contemporaneidade 40
Tecnologia e Sociedade 80
Serviço Social e Realidade Regional 40
Política e Seguridade Social III 40
Política Social VI 40
Conteúdos Curriculares 2400
Prática Ensino: Estágio Supervisionado
Estágio Curricular 300
Carga Horária Total 2700
Trabalho de Conclusão de Curso: TCC - Como Prática de Formação 100
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais: AACC 200
Carga Horária Total do Curso 3000