Objectivos
O perfil do publicitário caracteriza-se pela curiosidade, inquietação e capacidade de observar o cotidiano a partir das perspectivas inusitadas, o que, aliado à criatividade e à facilidade em expressar-se, permite-lhe determinar a melhor forma de apresentar produtos, empresas, idéias ou instituições ao público, garantindo-lhes uma adequada imagem. O publicitário é aquele que, utilizando os meios de comunicação, mostrará as qualidades dos produtos e serviços que levará ao público.
Em termos específicos, o novo profissional deve estar apto a resolver problemas de comunicação em diversas áreas de trabalho da Publicidade; administrar as áreas de planejamento e mídia; criar e redigir textos publicitários para os diversos meios de comunicação; conhecer os processos gráficos; produzir e dirigir para rádio e televisão; e criar novas mídias.
Conteúdo
Atribuições dos profissionais:
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas, procurando a melhor forma de vender um produto ou serviço. Isto, com base em extensa coleta de dados, que englobe características de mercado (concorrência e público-alvo), as necessidades em comunicação do cliente e suas expectativas. Cabe ao publicitário posicionar a empresa no mercado, a partir desta análise prévia, criando uma imagem pública que destaque os diferenciais, com uma mensagem que agregue valor à empresa, assim como viabilizar a veiculação desta mensagem, de acordo com uma estratégia que vise solucionar os problemas de comunicação. O profissional de PP é um aliado importante para alcançar um objetivo mercadológico em comum, a partir de um relacionamento de mútua confiança.
Mercado de trabalho:
Por estar sempre em busca de novas idéias, o mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda apresenta espaços para a renovação de profissionais. Além disso, a atividade vem ganhando em sofisticação e abrangência, abrindo amplas possibilidades de atuação.
O profissional atua em agências de propaganda e de pesquisa; entidades recreativas; empresas privadas ou estatais; setores industriais, comerciais, financeiros, educacionais, associativos, sindicais, de prestação de serviços, consultorias e órgãos públicos e com personalidades da política, arte ou de relevância social. Há também o trabalho como designer gráfico, principalmente em jornais e revistas.
Você precisa conhecer muito bem a Publicidade e Propaganda antes de contratar um profissional.
O Que a PP pode fazer por você?
Analisar a empresa, a concorrência e o público-alvo;
Posicionar a sua empresa no mercado, a partir desta análise prévia, criando uma imagem pública que destaque os diferenciais, com uma mensagem que agregue valor à empresa;
Viabilizar a veiculação desta mensagem, de acordo com uma estratégia que vise solucionar os problemas de comunicação;
O que esperar de uma profissional de PP?
Extensa coleta de dados, que englobe características do mercado (concorrência e público-alvo), as necessidades em comunicação do cliente e suas expectativas;
Especificação da estratégia a ser seguida e os devidos prazos de execução;
Orçamentos prévios de criação e produção compatíveis com a verba disponível;
O profissional de PP é um aliado importante para alcançar um objetivo mercadológico em comum - é um trabalho que necessita de um relacionamento de mútua confiança
O profissional de PP é um especialista em comunicação, que possui um saber específico e grande bagagem teórica e técnica.
Recursos:
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FADOM dispõem de Laboratórios de Comunicação com toda a tecnologia necessária para a criação de peças publicitárias. Com a orientação de professores nas áreas da fotografia, publicidade e edição gráfica, os estudantes têm oportunidade de produzir campanhas a fim de exercitar o aprendizado.
A Publicidade e a Legislação:
Os limites da publicidade são disciplinados pelo CONAR – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, uma organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial.
Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o CONAR atende a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria. As denúncias são julgadas pelo Conselho de Ética, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. A Organização não exerce censura prévia sobre peças publicitárias, já que se ocupa somente do que está sendo ou foi veiculado.