Conteúdo
O Aluno e a Formação
Talento, criatividade, dinamismo, facilidade de se comunicar são alguns traços da personalidade geralmente associada ao profissional da Publicidade e Propaganda. Além da personalidade, tornar-se um especialista na área demanda um profundo conhecimento teórico e técnico. O Curso de Bacharelado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do Cesumar prepara seus alunos para que sejam em primeiro lugar, cidadãos éticos, críticos e que exerçam com competência, seu papel de agentes transformadores da sociedade. Prezando a qualidade e o resultado dos seus serviços, a estrutura física e intelectual do Curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para exercer as diversas funções da profissão do publicitário, sejam elas: Administrativa, Comercial (contato e atendimento), Planejamento, Criação (redator e diretor de arte), Mídia e Produção Gráfica, Produção Eletrônica, Pesquisa de Mercado, Promoção, Merchandising e RTVC. Os alunos formados pelo curso estão aptos tecnicamente para a atuar em Eventos, Produção, Cinema, Áudio, Vídeo, Fotografia, Grafismo e Ambientes Digitais. A Matriz Curricular do Curso de Publicidade e Propaganda do Cesumar parte de um núcleo humanístico multidisciplinar, para o estudo teórico, conceitual e estético da Comunicação, culminando com as habilitações técnicas, específicas da área.
Laboratórios e Projetos Experimentais
Implementado em 1998, o Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda do Cesumar veio atender as necessidades do mercado regional, carente da mão de obra especializada. Elaborado frente às orientações do Ministério da Educação, o Curso foi montado com ênfase no suporte tecnológico necessário para o desempenho da profissão. Laboratórios foram montados e equipados para a parte prática da habilitação. Em 1998, foi montado o Laboratório Fotográfico e dois Laboratórios de Informática do Campus foram separados para atender exclusivamente ao Curso. Em 1999, foram concluídos o Estúdio Fotográfico, o Laboratório de Produção Gráfica, o Laboratório de Rádio e o Laboratório de Televisão. Em 2000, foi fundada a Agência Júnior de Publicidade, reforçando a visão da pratica experimental como fase introdutória do aluno no mercado de trabalho.Os Projetos Experimentais tornaram-se uma exigência para os Cursos de Comunicação, por deliberação do Conselho Federal de Educação, datando de 1970. Segundo a deliberação do CFE: “Dotar as escolas de laboratórios didáticos e de equipamentos modernos significa romper o arcaísmo da formação... Introduzindo a experimentação laboratorial como rotina pedagógica e científica”. A Júnior é uma agência experimental, que oferece aos alunos de Publicidade e Propaganda do Cesumar a possibilidade de colocar em prática o conteúdo aprendido na sala de aula. A Agência formada por professores orientadores e alunos atende empresas locais e da região, desenvolvendo desde a criação de logomarcas até uma campanha completa . A experiência na Agência Júnior está de acordo com o parecer dos especialistas da área, os quais defendem que, “fazer exige conhecimento” .
Normas, Padrões e Regulamentação
O exercício da profissão do publicitário foi regulamentado em 1965. Pelo regulamento que rege até hoje, a profissão de publicitário compreende as atividades daqueles que, em caráter regular e permanente, exercem as funções artísticas e técnicas através das quais estuda-se, concebe-se, executa-se e distribui-se propaganda. Portanto, a Agência de Publicidade é uma empresa especializada em elaborar, desenvolver, executar e distribuir propaganda aos veículos de comunicação de massa. Para atuar no mercado, a Agência de Publicidade deve ter certificado de qualificação do CENP, Conselho Administrativo das Normas Padrões, responsável em definir as condutas e praticas de atuação no mercado. O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, responde às questões éticas e normas que devem ser seguidas. A partir do Código de Auto-Regulamentação de 1987, foi fundado o CONAR, Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, cujo objetivo é zelar pelos princípios do código por parte do mercado publicitário, sugerindo ajustes, modificações e até a suspensão de comerciais e anúncios.
A Realidade Regional:
Hoje existe uma média de 40 agências regulamentadas em Maringá e região. Já existem duas filiais da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda, uma em Londrina, outra em Maringá. A partir do surgimento dos cursos universitários, começa a haver um maior entendimento e expansão da área. No total, são dez cursos superiores no Norte e Noroeste do Paraná. Segundo informação da APP, unidade de Maringá, até pouco tempo, as agências tinham que mandar buscar profissionais dos grandes centros urbanos. Hoje, elas mantém acordo de estágio com cursos superiores locais, para trazer o aluno da sala de aula para dentro das empresas. Maringá é referência no Estado do Paraná pela sua produção publicitária, tendo angariado vários prêmios em concursos e festivais, nacionais e internacionais. O Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda do Cesumar promove anualmente, em parceria com a APP, o Publifest, Festival da Publicidade que agrega a Semana de Comunicação do Curso. Ao trazer profissionais de área de todo o país, para palestras e oficinas, o Publifest atualiza o discurso do campo além de colocar o aluno em contato direto, com a produção de ponta do setor. No segundo semestre de 2004, em parceria com a TV Cultura, da Rede Paranaense de Comunicação, a RPC, o Cesumar sediou via teleconferência, o Máxmída, o principal evento da área de Comunicação e Marketing do país, que acontece anualmente em São Paulo, com apresentação de profissionais que são referência para a Publicidade, feita no Brasil e no mundo.
O Mercado de Trabalho e as Novas Correntes
O Estado do Paraná é o segundo maior exportador do Brasil. Empresas e produtos paranaenses estão estendendo cada vez mais longe, as fronteiras do estado e conseqüentemente, do país. No setor publicitário, hoje existem Agências para cada necessidade. A Agência de Publicidade pode ser escolhida por identificação com o estilo da empresa ou do produto anunciante. Maior interação do cliente no processo de criação, o Branding, ou construção da marca, assim como a Comunicação Integrada são exemplos das novas correntes da Comunicação, aplicadas por empresas de todos os portes. Vão das grandes fusões multinacionais até as menores, que passam a oferecer um trabalho personalizado. A Comunicação atual encontra-se pautada na tecnologia, na multiplicidade das linguagens e na visão semiótica de um universo cada vez mais informacional. Segundo especialistas da área, com os produtos midiacom, a Comunicação terá cada vez mais um perfil tecnológico.
Reconhecido e aclamado pela mídia nacional como um “um dos melhores cursos do país”o Curso de Publicidade e Propaganda do Cesumar, através da Coordenação de Comunicação Social, busca trabalhar uma visão global da Comunicação, contribuindo para que estudantes de todo o país, ao optar por estudar em Maringá, estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Não apenas o local, mas em nível nacional e também internacional.
O curso tem muitas disciplinas específicas onde o aluno poderá aplicar no seu dia-a-dia.
Alissa Nani da Fonseca
Graduação em Publicidade e Propaganda - Octubre 2011