Objectivos
A formação em Psicologia tem por objetivo geral dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades: Atenção centrada na saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética; Tomada consciente de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; Comunicação científica e ética: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; Capacidade de liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. Planejamento de administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou liderança na equipe de trabalho. Pesquisa e educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a própria educação, pesquisa e estágios das futuras gerações de profissionais, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Conteúdo
Mercado de Trabalho
Hoje em dia o psicólogo tem vários campos de atuação. Como psicólogo clínico atende pacientes em diferentes demandas (família, casal, pais, estudos de casos e reabilitação neurológica, etc.) e faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos), tendo sempre o referencial teórico de sua formação, como por exemplo psicanálise, comportamental, existencial humanista, neuropsicologia, etc. No campo social tem-se o psicólogo da saúde coletiva, recursos humanos, processo escolar, jurídico, hospitalar, esporte, marketing, trânsito, consultoria e psicodiagnóstico. No campo acadêmico desenvolve a pesquisa, a docência e a publicação. E, no campo natural atua na zooterapia (com animais), na intervenção social e comunitária e desenvolve projetos de responsabilidade social, meio ambiente e cultura. Os honorários dos psicólogos variam entre R$. 2.000, 00 (dois mil reais) a R$. 15.000,00 (quinze mil reais) mensais.
Bom
Bom curso.
Rosangela Baptista
Graduação em Psicologia - Junio 2011
O curso me ajudou e me ajudará em minha carreira profissional, pois me possibilitou a ajudar e a ter uma melhor visão sobre as pessoas e as singularidades, os profissionais e todo o contexto de ensino que fizeram parte de meu aprendizado me ajudaram muito nesta caminhada em busca do conhecimento.
Claudia Cassiano
Graduação em Psicologia - Junio 2011