Objectivos
O Tecnólogo em Produção Fonográfica atua em todas as etapas do processo de produção de áudio: pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Domina tecnologias de gravação e produção de áudio para todas as mídias existentes e opera equipamentos de som em estúdios de gravação, rádio, TV e live PA. O profissional também cria e edita vinhetas, trilhas, sound effects e conteúdo musical para CD's, DVD's, comerciais, filmes e games.
Além de ser mais uma opção de curso superior para estudantes secundaristas, o curso vem preencher uma lacuna no mercado fonográfico do Nordeste, sendo o primeiro curso específico de formação superior para profissionais técnicos da região, como Sonoplastas e Operadores de Áudio de emissoras de rádio e TV; DJ’s; Editores de áudio e vídeo de produtoras independentes; Responsáveis por estúdios de jingles, ensaios e gravação de bandas e artistas; Produtores culturais, Músicos e estudantes de música; Profissionais de computação gráfica para celulares e outros suportes que utilizem áudio, entre outros interessados na correta e criativa utilização do som.
O curso da Barros Melo vai além da formação de simples operadores de áudio. A instituição forma agentes que tem consciência dos vários elementos da cadeia produtiva da música, conhece os outros atores deste processo e compreende sua posição e possibilidades de trabalho dentro do mercado específico. É um profissional diferenciado, capaz de pensar além desta indústria fonográfica de forma complexa, criando reflexão também em aspectos musicológicos e de áreas afins a cadeia dos espetáculos, como imagem e iluminação de eventos de música.
A ótima infra-estrutura é outro grande diferencial da Barros Melo. Temos laboratórios de informática, estúdios de rádio, televisão, fotografia, animação digital, ateliês de artes plásticas, laboratórios de impressos, entre outros. As salas de aula são equipadas com data show e equipamentos de TV. O prédio da faculdade conta ainda com dois auditórios para palestras, congressos, fóruns, seminários, aulas e shows.
A instituição também possui o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Este programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa dos nossos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa, ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa, na forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados.
Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios, que em convênio com mais de cinqüenta empresas locais viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos nas salas de aula.
Conteúdo
Diferenciais do Curso
A Barros Melo realiza freqüentemente seminários e debates gratuitos com personalidades e profissionais do mercado. Na área de produção fonográfica, realizamos este ano o Fonograma – 1º Fórum de Produção Fonográfica da região – com a participação de 12 profissionais renomados do mercado local. Dando seguimento aos debates, realizamos o 1º concerto-aula Fonograma Ao Vivo, quando contamos com convidados que, além de executarem temas musicais, participaram do debate sobre as músicas e as peculiaridades de cada estilo.
A Barros Melo também tem uma parceria com o maior festival de música independente do país, o Abril Pro Rock, que além de produzir o Festival Microfonia juntamente com a Barros Melo desde 2004, trouxe para a faculdade diversas palestras sobre temas ligados a produção musical da atual cena independente do Brasil. Os estúdios Fábrica, Carranca e Mr. Mouse, também atuam junto à Barros Melo já que através deles nossos alunos além de acompanharem a pratica de gravações de CDs e DVDs, encontram portas abertas para ocuparem vagas de estágio e empregos.