Nutrição
Concepção
A Universidade Católica Dom Bosco expressa suas características, entre outras, em uma dimensão funcional que a identifica como centro de estudos onde a formação acadêmica busca o bem estar físico, social e espiritual do homem comprometido com a construção da sociedade em que se insere, como está registrado no documento que trata do perfil da UCDB (Relatório nº 2, 1993:06). O mesmo documento destaca que sua “dimensão filosófica-cristã humanística leva à afirmação dos valores, distinguindo os permanentes dos transitórios e criando espaços para a criatividade, a crítica, a solidariedade, o respeito à pessoa e à busca da liberdade responsável”.
São proposições que culminam com a afirmação feita à página 24 do Marco Referencial da UCDB: “pensar no aluno da UCDB é pensar na formação de um profissional que, inspirado nos princípios evangélicos, seja competente, crítico em seu saber e comprometido com o seu tempo”.
Portanto, o Nutricionista oriundo do curso desta Universidade deve estar voltado para os problemas da investigação científica e para a pesquisa de novas informações, métodos e técnicas de trabalho relacionados à área de saúde. Deve exercer atitudes críticas permanentes em relação ao seu trabalho e de toda equipe de saúde, bem como colaborar com a comunidade de modo geral na solução de problemas afins. Deve, ainda, atentar para os problemas relacionados com a sua profissão e entidades de classe, no sentido de valorizar, divulgar e situar sua atuação no contexto dos demais profissionais.
Finalidade
O Curso de Nutrição destina-se a formação do profissional de saúde capaz de atuar, a partir dos princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem como fundamentais para a promoção e recuperação da saúde, contribuindo para a melhoria ou manutenção da qualidade de vida.
Objetivos
A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB ao oferecer o Curso de Nutrição tem como objetivos:
· Desenvolver uma formação generalista que propicie ao futuro profissional a aquisição de conhecimentos gerais nas áreas biológicas e humanas, além de conhecimentos específicos, indispensáveis ao pleno desempenho da função.
· Formar um profissional engajado na realidade brasileira e nas políticas de saúde, apto a intervir de maneira crítico-reflexiva na promoção do homem e na construção da ciência.
· Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica de forma contínua e permanente, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e da saúde, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
· Prestar serviços à população visando beneficiá-la com os resultados de pesquisas científicas e tecnológicas geradas na instituição, divulgando-os através de várias formas de publicação e estimulando a implementação de programas de iniciação científica.
· Desenvolver no acadêmico atitudes éticas e humanísticas orientadas para a cidadania.
Desse modo o profissional a ser formado no curso deve desenvolver a capacidade de compreender as relações entre saúde e sociedade, como também participar da formulação de políticas que correspondam às expectativas sociais no campo da alimentação e nutrição.
A especificidade das atividades do Nutricionista, exige-lhe formação eficiente para poder desempenhá-las, razão pela qual a Universidade Católica Dom Bosco, além de embasar o currículo do curso de Nutrição, na legislação em vigor, procurou ouvir os dirigentes de outras Universidades que oferecem este curso e profissionais vinculados ao Conselho Regional de Nutricionistas para alicerçá-lo na realidade do Estado de Mato Grosso do Sul, onde em nenhuma outra Instituição Superior ele está contemplado.
A faculdade acrescenta muito à minha vida, é primordial para concretização da minha vida profissional.
Karla Vilas Boas
Graduação em Nutrição - Junio 2011
Um curso de Nutrição muito bom esse da Universidade Católica Dom Bosco . Estou totalmente realizada profissionalmente após fazer o curso.
Aron Pereira
Graduação em Nutrição - Junio 2011