Objectivos
A Nutrição é uma ciência relativamente jovem. No Brasil, o exercício profissional do nutricionista iniciou-se na década de 40 e desenvolveu-se nos campos da alimentação do trabalhador e da nutrição clínica. Atualmente, a área de atuação é bem ampla e o nutricionista atua nas diversas situações relativas a alimentação e nutrição, visando à saúde dos indivíduos e da comunidade, dentro do contexto biológico, socioeconômico e cultural, utilizando como ferramenta o alimento em suas diversas formas e preparações. O curso da UnG iniciou-se no ano de 1987 e foi reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 95 de 30 de janeiro de 1991. Dispõe de currículo inovador e atualizado diante da crescente expansão da área de atuação desse profissional e da demanda do mercado, em consonância com as novas diretrizes curriculares do MEC. A graduação conta com professores experientes e comprometidos com a melhor formação do aluno, além de ótimos laboratórios para as práticas de diversas matérias. No último ano do curso, o aluno realiza estágios nas unidades de alimentação de ótimas empresas, em hospitais renomados e na Clínica-Escola de Nutrição da Universidade, priorizando as ações preventivas e de caráter social no atendimento nutricional do indivíduo e da coletividade. Durante todo o curso o aluno participa de atividades de extensão, mediante o Paddac (Programa Ação Docente Discente Assistencial Comunitário) e de atividades de pesquisa por meio do Pibic (Programa Institucional de Iniciação Científica), realizando pesquisas juntamente com o Grupo de Pesquisa “Estudo Nutricional de Grupos Populacionais”, cadastrado no CNPq e certificado pela UnG.
Conteúdo
Mercado de Trabalho O âmbito de ação é diversificado com a inclusão dos campos da saúde pública, ensino, indústria de alimentos, restaurantes, hotéis, academias, clubes esportivos, consultórios particulares, ambulatórios, spas, vigilância sanitária, entre outros. As atividades são diversas, como avaliação nutricional, orientação alimentar, educação nutricional para a coletividade ou individualmente, para pessoas sadias ou enfermas, gestão de unidades de alimentação e nutrição, com ênfase na orientação do preparo, conservação e distribuição dos alimentos e na educação alimentar dos usuários de restaurantes de empresas, de escolas e comerciais. Por outro lado, o profissional pode participar de inspeções sanitárias relativas a alimentos para o consumo humano, na vigilância nutricional e adoção de medidas que minimizem ou solucionem os problemas encontrados, junto de equipe multiprofissional, e ainda no planejamento, desenvolvimento e divulgação de produtos alimentícios nos diversos segmentos do mercado (MKT). Há também campo para o planejamento e elaboração de novas preparações alimentícias voltadas aos diversos grupos etários, sadios ou enfermos.
O curso de graduação em Nutrição da Universidade de Guarulhos é altamente recomendável por seu corpo docente.
Mônica Campos Rodrigues de Souza
Graduação em Nutrição - Marzo 2012
Eu gostei muito do curso de Graduação em Nutrição que fiz na Universidade de Guarulhos. Sobre o curso, achei que os professores eram bons e recebi a atenção adequada quando precisei. O programa curricular deste curso era adequado.
Lourença Alkmin
Graduação em Nutrição - Julio 2011