Conteúdo
Gostar de animais é o primeiro passo para o sucesso nesta profissão que amplia cada vez mais sua área de atuação. O Médico Veterinário pode atuar como autônomo ou vinculado a empresas atuando nas áreas de clinica, cirurgia, produção animal, métodos de diagnóstico complementar e preservação ambiental. A Lei nº 5.517, de 23/10/1968 dispõe sobre o exercício da profissão de Médico Veterinário.
O curso
Em 2009, o curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL completa 22 anos de existência, sendo originário da Faculdade de Medicina Veterinária "Prof Antônio Secundino de São José" mantida pela Fundação Pinhalense de Ensino e concebida tendo como base as melhores Universidades do País. O curso conta com um corpo docente altamente qualificado e especializado para as disciplinas que ministram. Além disso, possui laboratórios totalmente equipados com material de última geração, Hospital Veterinário e Fazenda Escola. Todos esses recursos fizeram com que o curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL obtivesse nota 4 (1-5) em todos os itens na avaliação feita pela Comissão de Especialistas do MEC, realizada em setembro de 2007. Aliando atividades teóricas e práticas com atividades de pesquisa, o curso busca a qualidade total no ensino, sendo essa a meta da coordenação, professores e funcionários.
Mercado de Trabalho
O Médico Veterinário poderá atuar em vários setores: planejamento estratégico de prevenção, controle e erradicação de doenças; nutrição; zootecnia; manejo; reprodução; melhoramento genético; clínica veterinária em todas as modalidades; clínica cirúrgica de pequenos e grandes animais; tecnologia de sêmen e inseminação artificial; medicina veterinária preventiva; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; pesquisas de campo da medicina veterinária e saúde pública; controle de zoonoses; extensão rural; pesquisa; ensino acadêmico; controle e preservação ambiental da fauna silvestre; parques; zoológicos; instituições governamentais e privadas de proteção aos animais da fauna nacional e exótica e na adequação dos resíduos oriundos das atividades agropecuárias, de forma a não agredirem o meio ambiente.
Reconhecimento
O Curso é Reconhecido pela Portaria Ministerial n0 564, de 07/04/1993.
Currículo
Anatomia dos Animais Domésticos; Histologia, Citologia e Embriologia; Ciências do Ambiente; Fisiologia Animal e Microbiologia; Farmacologia e Imunologia; Patologia; Epidemiologia e Saneamento Aplicado; Semiologia e Técnica Cirúrgica; Anestesiologia e Diagnóstico pôr Imagem; Zootecnia de Ruminantes e não Ruminantes; Doenças Infecto Contagiosas e Parasitárias dos Animais Domésticos; Nutrição Animal; Análise de Alimentos e Forragicultura; Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos e Grandes Animais; Clínica e Manejo de Animais Selvagens; Zoonoses e Saúde Pública; Economia e Administração Rural; Extensão Rural; Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução Animal; Obstetrícia; Higiene e Inspeção de Produtos de Origem; Bioestatística e Informática; Deontologia e Ética Profissional. Além disso, utilizando a infra-estrutura existente, são prestados serviços à comunidade, com a realização do programa anual de vacinação anti-rábica, exames laboratoriais e atendimento ambulatorial.
Pesquisa e Atividades de Extensão
O Curso possui parcerias com Empresas Privadas para realização de atividades de Pesquisa que beneficiem o bem estar animal. Além disso várias atividades são desenvolvidas pelo Corpo Docente para propiciar melhor entendimento e compreensão na aquisição de conhecimento pelo corpo discente.
· Programa Anual de Vacinação Anti-Rábica: de ação conjunta com a Prefeitura Municipal, local e de outros municípios sob orientação e supervisão de professores e médicos veterinários.
· Exames Laboratoriais: Prestação de serviços laboratoriais especializados, na diagnose de zoonoses e outras doenças.
· Atendimento Hospitalar: Atendendo casos clínicos, cirúrgicos e ambulatoriais, constitui-se em importante centro de referência em programas de prevenção de doenças e tratamento, para a região.
· Plantão Médico Veterinário: Atendimento a casos clínicos e cirúrgicos, por alunos matriculados do 7º ao 9º semestres, vivenciando a rotina do exercício profissional.
Acesso a lnternet
O Curso conta com 6 laboratórios para aulas práticas e acesso à Internet, disponível nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Estágio
Como estratégia de profissionalização e integração do processo ensino-aprendizagem, mantém convênio com empresas privadas, órgãos públicos e instituições como o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, Agroceres Avicultura Ltda., Effem Brasil lnc. & Cia., Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos/SP, ESALQ/USP, Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (USP), Frango Sertanejo Ltda., Instituto Biológico, Jockey Club de São Paulo, Parmalat, Parque Ecológico Municipal de Americana, Prefeitura Municipal de Sorocaba, Secretaria da Agricultura do Governo de São Paulo, Serviço de Inspeção Federal, entre outros.
Infra-estrutura
O curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL oferece aos alunos uma completa infra-estrutura, com laboratórios específicos e equipados com material de última geração; um Hospital Veterinário com 3.600 m2 de construção, contando com centro cirúrgico para pequenos, grandes e médios animais; sala de recuperação; centro de diagnóstico laboratorial; centro de diagnóstico por imagem (ultra-sonografia, raios-X, endoscopia); ambulatório para atendimento médico clínico, salas de aula teórica integradas ao conjunto hospitalar, centro de treinamento em técnicas cirúrgicas; núcleo de reprodução e inseminação artificial. Completam a estrutura um canil, gatil, baias, bretes, balança, troncos de contenção, laboratório de doenças infecto-contagiosas, doenças parasitárias, processamento histopatológico, necrópsia de grandes e pequenos animais e biotério.
INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS - FAZENDAS
O curso de Medicina Veterinária conta com dois Campi destinados a sistemas de produção animal e que dão todo apoio necessário para realização de aulas práticas, estágios e projetos de pesquisa.
Existem dois Campi que dão suporte para as áreas práticas, estágios e projetos de pesquisa:
A) Campus I ou Sítio Morro Azul, localizado próximo ao Campus Central (Rodovia SP 346, km 204): possui uma área total de 65,3 hectares, sendo 55,6 hectares de área cultivada, que são utilizadas para bovinocultura (corte e leite), caprinocultura e ovinocultura. Todos os sistemas de criação promovem um maior acompanhamento, pelos alunos, dos diversos sistemas de produção que envolve estas espécies. Neste Campus, além de aulas práticas e planos de aperfeiçoamento, também são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão para cumprir com o compromisso social do curso.
B) Campus II, integrado ao Hospital Veterinário e ao Campus Central: responsável por oferecer sistemas de produção de aves (corte e postura), eqüinos, suínos, coelhos, peixes e mel. Neste local também são desenvolvidas aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão e aperfeiçoamento.
Todos os setores possuem professores responsáveis auxiliados por pessoal técnico-administrativo treinado.
Desta forma, ao aliar teoria com prática, os alunos do Curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL, saem prontos para enfrentar o mercado de trabalho que se mostra cada vez mais exigente.
Convênios
O Curso de Medicina Veterinária da UNIPINHAL conta com aproximadamente 200 convênios com entidades públicas e particulares com o intuito de fomentar o intercâmbio para envio de estagiários proporcionando aperfeiçoamento profissional.