Graduação em Medicina Veterinária
Concepção
A Medicina Veterinária deve estabelecer como base ética de sua ação o desenvolvimento de atitudes responsabilidade técnica e social, realçando os seguintes princípios:
- propugnar pela excelência da qualidade de vida da população e melhores condições das comunidades, bem como pela produção, saúde e bem-estar animal;
- adaptação, uso e recomendação de biotecnologia que respeite as necessidades sociais e culturais das várias regiões geo - econômicas do país;
- defender o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável da pecuária;
- fomentar a valorização da medicina veterinária como ciência e responsabilidade de todos envolvidos com a pecuária - criação, produção, manutenção e proteção dos animais;
- estimular o entendimento das questões ecológicas e ambientais, objetivando o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental e da vida animal, avaliando os impactos ambientais de projetos de criação e/ou exploração comercial/industrial de animais.
Finalidade
O Estado de Mato Grosso do Sul possui atualmente como principal fonte de sua econômica, a atividade agropecuária, encontrando-se entre os maiores produtores de carne e grãos do Brasil. Possuímos o maior rebanho bovino do País, e encontramos em expansão outras atividades como avicultura, suinocultura e piscicultura, bem como um crescimento nas áreas de animais domésticos de compania e das atividades com eqüinos.
Para que se consiga elevar a produtividade do setor agropecuário, são necessários a atuação de profissionais capacitados e mão de obra especializada, aliados ao emprego de novas tecnologias. A quantidade de profissionais destinados anualmente ao mercado, não supre a demanda atual do Estado, completando o excedente de mercado profissionais de outras áreas do País.
Uma outra atividade em crescimento é o monitoramento de enfermidades, através de exames laboratoriais, que garantem a qualidade da saúde animail e humana e a de alimentos. Isto reflete positivamente no crescimento econômico do País.
Objetivos
OBJETIVOS Em função da realidade econômica do Estado de Mato Grosso do Sul, o qual vem demonstrando grande expansão da área agropecuária e do visível aumento populacional progredindo para áreas não habitadas, observa-se a necessidade e a importância na formação de profissionais capacitados para atuarem nesta interface de abrangência entre o progresso e o surgimento de novas enfemidades, garantindo alimentos de qualidade com responsabilidade ampla em saúde coletiva.
A interdisciplinaridade das áreas da saúde culminou na importância da Medicina Veterinária dentro do contexto da epidemiologia de enfermidades transmissíveis emergentes e reemergentes no país.A formação de profissionais habilitados no contexto amplo de qualidade da saúde animal e populacional abrande nosso objetivo único da coletividade na área da saúde pública.