Características:
O modelo pedagógico adotado pelo curso de
Medicina da Univix permite criar bases para outras possibilidades, para outros padrões de comportamento e de convivência, para uma outra cultura. Mais do que difundir informações ou formar técnicos, se pretende ampliar a capacidade de análise e de intervenção dos alunos sobre o contexto em que vivem, sobre os seus modos de vida e sobre suas subjetividades. As ações pedagógicas se fundamentarão nos princípios do Construtivismo Sociointeracionista e, neste aspecto, reconhecerão: as características psicológicas do desenvolvimento dos alunos para, através delas, entender as concepções prévias já construídas e as estruturas já estabelecidas.
Quanto aos professores, lhes cabe conhecer em profundidade os conteúdos de suas áreas de saber. Pois, se do aluno se deseja a realização de construções de relacionamentos significativos, do professor será exigido, com maior razão, que o conhecimento relativo à sua função de mediador do processo ensino-aprendizagem seja construído da mesma forma, ou seja, significativamente.
A concepção do currículo nuclear , aqui adotada, não abandona os conteúdos nem dispensa os conhecimentos especializados, apenas deles se utiliza para que os alunos desenvolvam habilidades e alcancem as competências que a sociedade está exigindo do novo profissional-cidadão. Neste aspecto, possibilitará, aos alunos, a apropriação de conhecimentos significativos e centrados nas realidades sociais onde desenvolverão suas atividades profissionais.
Objetivo:
Ao término do Curso de Graduação de
Medicina o aluno deverá ter se tornado um profissional dotado das qualidades necessárias ao exercício pleno de suas habilidades médicas dentro do primeiro e segundo nível de atenção integral à saúde dos cidadãos. O perfil profissional, perseguido no decorrer deste curso, é:
- Um profissional capaz de exercer a Medicina em um Brasil de dimensões continentais, utilizando as competências básicas e habilidades profissionais para oferecer soluções aos problemas de saúde que lhes serão trazidos onde atuará;
- Um profissional voltado à atualização, utilizando recursos como a auto-educação e os programas de educação continuada;
- Um profissional competente em suas relações com o sistema público e privado de saúde;
- Um profissional intelectualmente preparado para vencer os desafios impostos pela evolução da medicina contemporânea, utilizando para isto conhecimentos científicos, habilidade, competência e ética;
- Um profissional hábil na utilização de prontuários eletrônicos, da Internet como veículo de comunicação e também, de receitar em folhas de papel em branco;
- Um profissional que dá importância à bioética, à ética das ciências da vida e do meio ambiente e que, de modo abrangente, exerce a ética de forma pluralista e interdisciplinar.
- Um médico que reconhece o poder das relações humanas, fazendo com que sua relação com o paciente seja transpessoal e eminentemente humanística.
Duração: 6 anos (distribuídos em 12 períodos)
Turno: Integral
Vagas: 80