Objectivos
O curso de Letras busca a formação humanística do indivíduo e a promoção de uma visão crítica da língua, colaborando, através da análise literária, para a percepção histórico-social da evolução do pensamento. Sua missão é formar profissionais que atendam às características e necessidades pedagógicas das diferentes comunidades da região de abrangência e que tenham uma excelente formação em língua portuguesa, inglesa e respectivas literaturas, para que possam desempenhar com segurança a profissão do magistério, nos níveis fundamental e médio. Objetivo geral do curso Formar profissionais de Letras e pesquisadores dotados de reflexão crítica e de pesquisa sobre temas e questões relativos aos conhecimentos lingüísticos, literários e culturais, conscientes de suas responsabilidades como cidadãos e empenhados em responder às demandas sociais. O Curso de Letras tem, portanto, por objetivo principal formar um profissional crítico, agente de transformação social e comprometido com a sociedade, ao mesmo tempo disseminador de cultura e cidadão cosmopolita, capaz de atuar, como agente de formação e informação, nas escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como professor de Língua Portuguesa , Inglesa e respectivas literaturas.
Conteúdo
Perfil
Independentemente da modalidade e da habilitação escolhidas, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objetos de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de consciência das variedades lingüísticas e culturais. Ele deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se nesse processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários.
O concluinte do Curso de Letras deverá estar apto a atuar em áreas onde os conhecimentos lingüísticos e literários sejam necessários. Sua competência não deve ser limitada ao domínio de conteúdos, mas englobar os aspectos humano e político-social. Deve, ainda, gostar da arte de educar e ter vontade de contribuir para a transformação da realidade educacional brasileira. Espera-se, enfim, que seja um profissional competente em termos técnicos, humanos e políticos, capaz de atuar, consciente e criticamente, em sua prática docente.
O profissional licenciado em Letras está habilitado ao exercício do magistério do Ensino fundamental e do Ensino Médio, para lecionar Língua Portuguesa e Inglesa com suas respectivas literaturas.
Atribuições no Mercado de Trabalho
O profissional formado em Letras trabalha com a linguagem, vive no universo da comunicação. Sua atividade profissional é estudar, ensinar as línguas portuguesa, inglesa, com suas respectivas literaturas, em escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, públicas ou particulares, além da docência nos cursos livres de língua estrangeira.
Além disso, ele pode prestar serviços de revisão, tradução e versão de textos literários e técnicos, atuar como intérprete e prestar assessoria a profissionais de outras áreas, tais como: empresários, advogados, contabilistas, na elaboração de textos para fins específicos.
Em decorrência da globalização de mercados, está havendo uma grande valorização do conhecimento de idiomas, fazendo que o domínio de uma língua estrangeira seja, cada vez mais, condição básica para inserção do cidadão no mercado de trabalho independente de seu campo de atuação.
Esse contexto valoriza e expande as atividades do licenciado em Letras, o qual pode atuar, ainda dentro desse leque de possibilidades, na coordenação de eventos culturais e literários, onde o uso da língua, materna ou estrangeira, é sempre priorizado.
Existe, também, o campo do Ensino Superior para aqueles que desenvolverem estudos em cursos de Mestrado e/ ou Doutorado.