Conteúdo
Categoria: Graduação
Habilitações: Licenciatura
Coordenação: Sonia Packer
Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria MEC 3011 de 30/08/2005 (DOU 01/09/2005).
Regime Acadêmico: Semestral
Turno(s) de Funcionamento: Noturno
Carga Horária Total: 2.908 horas
Carga Horária - Estágio: 400 horas
Carga Horária - Prática Pedagógica: 200 horas
Carga Horária - Atividades Científicas Culturais: 200 horas
Tempo de Integralização: Mínimo de 03 Anos e Máximo de 05 Anos
Concepção
O curso de licenciatura em Português/Espanhol do Centro Universitário Campos de Andrade oferece uma grade curricular com programas que constituirão a base para o desenvolvimento das habilidades práticas necessárias a um profissional que motive e facilite o acesso ao conhecimento. A proposta diferenciada está no incentivo ao processo de iniciação científica, que promove o conhecimento em áreas pouco exploradas. Outro aspecto marcante no curso de Letras Português/Espanhol da Uniandrade é o incentivo à aquisição de autonomia diante do seu aprendizado, desenvolvendo capacidades para a constante atualização que se faz necessária devido às mudanças em sua área de trabalho.
Objetivos
Formar egressos comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem e disseminar o saber no âmbito da língua portuguesa e espanhol – por meio de práticas inovadoras – é o foco do Curso de Letras Português/Espanhol da Uniandrade. O curso possui uma matriz curricular diferenciada que objetiva oferecer oportunidades para que o aluno desenvolva habilidades lingüísticas e literárias. Há também vários projetos de iniciação científica que incentivam os discentes na participação de estudos que visam ao desenvolvimento de sua capacidade crítica e espírito investigativo. Como futuros egressos, os alunos poderão dispor de um referencial técnico, teórico e prático para sua futura profissão de educador, professor e pesquisador.
Perfil do Egresso
O profissional licenciado em Letras - habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, egresso do Centro Universitário Campos de Andrade, deverá estar habilitado a: - Exercer o magistério, nos níveis fundamental e médio, nas redes pública e privada de ensino. - Utilizar a linguagem em situações formais de comunicação, seja, oral ou escrita - Produzir textos escritos (literários, técnicos/oficiais, jornalísticos, outros) - Atuar como crítico literário em órgãos específicos ou por iniciativa autônoma - Exercer funções relacionadas à produção, revisão e correção em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. - Desenvolver pesquisa institucional ou autônoma na área de abrangência do Curso. Espera-se que o licenciado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, desempenhe seu papel profissional de forma ética e compromissada com a construção de um mundo melhor em qualquer área de atuação.
Matriz Curricular
Atividades Complementares, Didática, Estágio Supervisionado Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Lingüística, Literatura Brasileira, Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana, Literatura Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Espanhola, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Organização da Educação Brasileira, Prática Pedagógica Integrada, Psicologia da Educação e Aprendizagem, Teoria Literária.
Área de atuação
Magistério, pesquisa, tradução, revisão de textos, assessoria em linguagem (empresas diversas).