Conteúdo
Letras
O Curso de Licenciatura em Letras, inserido no Centro de Educação e Comunicação da UCPel, oferece três habilitações: Português; Português/Inglês e Português/Espanhol. O Curso mantém um diálogo constante com a comunidade não somente pela participação de seus acadêmicos em projetos de extensão, pesquisa e estágios, como pelos Seminários, Jornadas e Fóruns periódicos que realiza, muitos deles integrados com o Programa de Pós-graduação em Letras da UCPel, e que já se tornaram tradicionais , como o SENALE (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino), e o FILE (Fórum Internacional de Línguas Estrangeiras), organizado em conjunto com outras Instituições de Ensino Superior da região.
Portanto, além do desenvolvimento dos conteúdos curriculares, dos estágios e práticas educativo-pedagógicas vinculadas às disciplinas, é proposta, ao longo do Curso, a participação dos acadêmicos em inúmeras atividades científico-culturais, tais como palestras, debates, eventos artístico-culturais, congressos em Instituições diversas, apresentação de comunicações por bolsistas das pesquisas e viagens.
Entre outras possibilidades, podemos citar ainda, a participação no grupo de teatro amador dos acadêmicos de Letras que realiza leitura, releitura e montagem de peças teatrais, baseadas em textos de diferentes autores da literatura brasileira. Os próprios alunos realizam a adaptação dos textos. É bom lembrar também que os estudantes de Letras são convidados e incentivados a participar de todos os eventos realizados pelos demais cursos da área de Educação e Comunicação da Universidade.
Origem
A Faculdade Católica de Filosofia de Pelotas, fundada em 1953 por Dom Antonio Zattera, bispo de Pelotas, foi autorizada a funcionar em 18 de março daquele ano com cinco cursos: Letras Clássicas, Letras Neolatinas, Letras Anglo-Germânicas, Filosofia, Geografia e História.
Esses cursos visavam à formação de professores para atender à forte demanda existente no interior do Estado, visto que, na época, somente Porto Alegre oferecia cursos dessa natureza. Esses cursos foram reconhecidos por meio do Decreto nº 38.308, de 14/12/1955, publicado no D.O.U em 30/12/1955.Em 1960, a Faculdade de Filosofia passou a integrar a recém-criada Universidade Católica de Pelotas e os cursos de Letras foram transformados em curso único.
Objetivos
O Curso de Licenciatura em Letras da UCPel tem por objetivo formar professores orientadores do processo ensino/aprendizagem das Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola e respectivas Literaturas e aprofundar conhecimentos que possam ser aplicados em outras atividades afins.
Se a sua vocação inclina-se para a área das humanidades; se você gosta de literatura; se você se interessa por línguas estrangeiras; se o magistério é o seu objetivo ou, se você pretende atuar como tradutor/corretor de texto, assessorar tecnicamente empresas como redator e mesmo desempenhar funções como intérprete e consultor, o curso de Letras da UCPel, com certeza, é o seu ponto de partida.
Sobre o curso
Reconhecimento: Decreto nº 38308, de 14/12/1955, publicado no D.O.U. em 30/12/1955
Titulação: Licenciado em Letras
Duração do curso: Oito semestres
Carga horária: 3.010 horas
Turno de Funcionamento: Noturno
Sou uma vencedora!
Ótimo curso! Graças a minha graduação hoje sou funcionária pública municipal e Tradutora Pública Juramentada!
Isabel Cristine Da Silva Barbosa
Graduação em Letras - Agosto 2011
Realizei um bom curso.
Leomar Padilha de Moraes
Graduação em Letras - Junio 2011
O curso de Licenciatura em Letras, da UCPel, permitiu a construção de domínio dos saberes da docência, saberes da experiência profissional e saberes da cultura e do mundo vivido na prática social, bem como entre teoria e prática atendendo a expectativa da conclusão do curso.
Vitalina Maria Motta Corvello
Graduação em Letras - Junio 2011
Cursei a Universidade há 20 anos atrás, então nessa época não havia os recursos que existem hoje, porém, naquela época era muito bom participar daquela realidade.
Edisa Cabreira da Silveira
Graduação em Letras - Junio 2011
Cursei Letras (português,espanhol e respectivas literaturas). O curso foi bom, só acho que deveríamos ter tido mais noções do que é uma sala de aula real, mais contato com conteúdo prático.
Elizandra Rodrigues
Graduação em Letras - Junio 2011
O curso de Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas é muito bom! Contudo como eram num curso só: Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa, ficou alguma ,digamos, lacuna, na disciplina de inglês no que diz respeito à fonologia, embora as professoras que ministraram as aulas fossem de excelente nível. Acredito que este fato tenha ocorrido por que a grade do curso era assim composta e o tempo para desenvolvimento de todos conteúdos acabou sendo afetado.
Darlene Oliveira Baldez
Graduação em Letras - Junio 2011