Objectivos
O Jornalismo é uma área do conhecimento que está em contato direto e constante com a sociedade. O profissional da área contribui para a formação da opinião pública ao transmitir informação segura, obtida via o levantamento de dados, apuração de fatos e checagem de fontes.
O jornalista que atua nos meios de comunicação de massa, seja a mídia impressa ou eletrônica, tem um compromisso ético com seu trabalho, o que lhe dá credibilidade junto ao leitor, ouvinte e telespectador. Hoje, o desenvolvimento das novas tecnologias possibilitou a geração de novos veículos de comunicação. A Internet, a TV a cabo e via satélite; revistas e jornais eletrônicos não só ampliaram o campo de trabalho para o jornalista como lhe deram uma posição chave no contexto da era da informação.
A formação na área surge no Brasil em 1918, quando começam as reivindicações para as criações das primeiras escolas de jornalismo. Em 1938, foi criada a primeira regulamentação profissional. A primeira obrigatoriedade de formação específica na área, em nível universitário, data dos anos 60, quando saiu a regulamentação confirmando a exigência do curso superior de jornalismo para o exercício da profissão.
A matriz curricular do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo está fundamentada no amplo conhecimento do campo a partir do estudo histórico, teórico e analítico. Aulas práticas são desenvolvidas nos laboratórios do curso, garantindo a experiência do saber e a aplicação das tecnologias de comunicação. Isto possibilita que os ensaios e resultados dos alunos sejam avaliados pelos professores, antes que o profissional atue no mercado de trabalho.
A estrutura do curso de Comunicação Social e da instituição Cesumar permite o desenvolvimento do aluno nas áreas do radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso, assessoria de imprensa e fotojornalismo,. Os estúdios de Rádio, TV, Redação e Fotografia desenvolvem projetos educacionais como parte da praxe teórica e prática de algumas disciplinas.
Telejornais e radiojornais são montados e colocados no ar por alunos. O curso tem na rede um jornal semanal eletrônico que acompanha o trabalho da grande mídia regional. Jornais impressos com os mais diversos focos e especializações são produzidos e publicados. Uma revista impressa semestral, com abordagem temática é editada e distribuída para cursos de comunicação em todo o país.
A partir do ano 2000, o acervo bibliográfico da instituição voltado para o curso de Comunicação Social vem sendo ampliado com a atualização e diversificação de recursos, no tocante a livros, fitas de vídeo, DVDs, CD- ROM, assinaturas de jornais locais, regionais e nacionais, revistas de informação e especializadas e periódicos correntes, além da interligação na Internet e integração à rede Comut com a Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
A missão da Coordenação do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo é incentivar a interatividade entre professor, aluno, escola e mercado de trabalho, avaliando o desempenho didático/profissional dos alunos a partir da otimização dos laboratórios do curso e do aprofundamento de questões pertinentes ao processo ensino/aprendizagem. O quadro de professores é formado por profissionais altamente qualificados, com domínio do ensino acadêmico, visão do mercado de trabalho e atuação comprovada em publicações, seminários, congressos e projetos de pesquisa científica.
FONTES: Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade – Cátedra Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas. Manual de Ética do Jornalista – Universidade Estadual de Londrina. Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná. Instalações físicas e infra-estrutura do Cesumar. Diário Oficial de União de 02/06/1998.
O curso de Jornalismo do Centro Universitário de Maringá cumpriu com grande parte das minhas expectativas.
Vinícius Dorne
Graduação em Jornalismo - Junio 2011