Conteúdo
Graduação em Jornalismo
Na sociedade globalizada, a informação é indispensável, tornando o mercado de trabalho dos jornalistas cada vez mais amplo. Além dos meios de comunicação mais conhecidos – TV, rádio, jornal, revista e internet –, eles também encontram oportunidades nos novos meios de comunicação digital, como os telefones celulares. Outra área que tem contratado muitos profissionais é a comunicação organizacional. Empresas públicas e privadas, ONGs, sindicatos e diversas entidades estão se comunicando diretamente com a sociedade por meio de assessorias de imprensa, veículos institucionais e revistas customizadas, entre outros.
A atividade jornalística inclui a apuração, a interpretação, o registro e a divulgação de informações da atualidade, sejam elas de interesse geral ou de um determinado setor. O jornalista deve ser capaz de analisar criticamente essas informações e buscar aquelas que são mais importantes para o setor em que trabalha.
Referência no mercado:
O curso de Jornalismo da FIAMFAAM une tradição e reconhecimento do mercado de trabalho. Ele formou, ao longo dos anos, profissionais de destaque, que atuam em jornais, revistas, emissoras de rádio e de TV, sites e assessorias de comunicação.
Programa inovador:
O curso tem um corpo de professores altamente especializado, formado por Mestres e Doutores que não se afastaram do Jornalismo, além de profissionais do mercado. O programa valoriza os projetos organizados por parcerias e convênios que motivam os alunos. Destacam-se o programa de extensão curricular com a Rede Bandeirantes e a Cátedra de Jornalismo "Octávio Frias de Oliveira", em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.
Foco nas exigências do mercado:
O curso reúne os dois pontos indispensáveis para que todo aluno se torne um bom profissional de Jornalismo: a formação humanística e a prática laboratorial.
A profissão na prática:
Os alunos têm à sua disposição uma moderna infra-estrutura formada por salas de info-redação, estúdios e laboratórios aparelhados com equipamentos que usam tecnologias de ponta. Sua biblioteca permite o acesso às principais redes de informação online.
As disciplinas práticas desenvolvidas nos laboratórios estimulam as atividades do cotidiano profissional. Além da produção de tele e radiojornais, os alunos desenvolvem projetos como o jornal-laboratório Novo Momento , o jornal Momento OnLine e a Revista Paulistana.
Ato Autorizativo: Portaria MEC nº 4.327, de 22/12/2004, publicada no DOU nº. 246, de 23.12.2004, Seção I, p. 34.
Valores válidos apenas para os calouros e com o pagamento até o dia 5 de cada mês, e sujeitos a alterações. O(s) valor(es) acima sobrepõem outros valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação.
Formação: Jornalista
Duração: 8 semestres