Conteúdo
1. Atividades Principais
Repórter, redator e editor em jornalismo impresso e audiovisual ( rádio, TV, fotografia, vídeo e multimídia ).
Gestor de redação em empresa jornalística.
Ensino e pesquisa da comunicação.
2. Mercado de Trabalho
Jornais
Televisão
Revistas
Rádio
Comunicação corporativa e organizacional
Assessorias de imprensa
internet (hipermídia em geral)
Sindicatos, ONG´s e Associações Comunitárias
Centros de ensino e pesquisa
3. Diferenciais ALFA
Curso com a melhor estrutura física e tecnológica do Centro-Oeste:
2 Laboratórios de Redação Jornalística
2 Laboratórios de Editoração Eletrônica
1 Laboratório de Design Gráfico
1 Estúdio de TV com ilha de edição digital splash - exclusividade ALFA
4. Informações Gerais
Duração: 4 anos / 8 semestres
Período: matutino e noturno (Campus Perimetral)
Carga horária: 3.200 horas
5. Proposta do Curso
Conceito "A" na avaliação do MEC
A atenção aos movimentos sociais e às reais necessidades da sociedade, e as habilidades ligadas à expressão oral e escrita, são virtudes básicas do profissional de Jornalismo. O permanente avanço tecnológico dos meios de comunicação, porém, torna essas condições insuficientes para o bom exercício dessa profissão, exigindo freqüente atualização por parte do comunicador.
Ao jornalista, atuando diretamente com a informação, é imprescindível a ética, a competência para lidar com os fatos, o domínio da linguagem e dos suportes técnicos para sua veiculação e capacidade de análise crítica da realidade social, política, econômica e cultural na qual esteja inserido.
O curso de Jornalismo propõe-se a formar um profissional multimídia, criativo, crítico e autônomo, preparado em modernos e avançados laboratórios digitais interligados (redação, rádio, TV, fotografia, planejamento gráfico e computação gráfica e mídia eletrônica).
O alto padrão desses ambientes de formação do profissional de Jornalismo na ALFA é único no Centro-Oeste
6. Coordenador(a)
Lídia Gonçalves
Graduada em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em História do Brasil, pela UFG e Mestre em História das Sociedades Agrárias pela UFG. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Jornalismo das Faculdades Alves Faria (Alfa). Atua como professora adjunta desde 2002 nesta instituição. Atuou como professora substituta no curso de Jornalismo da UFG. Dentre os veículos de comunicação que trabalhou como repórter estão os jornais O Globo, Jornal do Brasil, Empresa Brasileira de Notícias (EBN), jornal Última Hora de Brasilia, jornal O Popular. Atuou como repórter-fotográfica nos jornais Diário da Manhã e Jornal Opção.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo impresso e fotografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo econômico e História. Publicou um capitulo no livro Memória e Região (2002) e o livro Manual de Redação: Jornalismo Impresso (2005).