Conteúdo
História
Compreender o presente pelo passado e o passado pelo presente é uma função que exige contato contínuo com a atualidade. Os profissionais ligados à História, através de um olhar crítico, são capazes de analisar as mudanças e permanências dos processos históricos e sociais. O curso de História da FURB forma profissionais que atuam tanto na área do ensino quanto na área da pesquisa. O ensino ainda é o maior empregador, seja em colégios ou universidades. Mas a pesquisa também emprega um bom número de profissionais.
A História vê crescer seu campo de atuação profissional por meio de trabalhos em arquivos, empresas, organizações não-governamentais, assessoria histórica a redes televisivas e instituições, organismos internacionais e órgãos públicos.
Características
• No curso de História da FURB o acadêmico é formado em Licenciatura e Bacharelado juntos, pois na área de História é imprescindível que o professor seja um pesquisador, e que o pesquisador atue em sala de aula.
• Além das bolsas de iniciação científica oferecidas pela Universidade, o curso, pela sua estrutura curricular, dispõe de disciplinas na área da Pesquisa em História e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), pelas quais os alunos podem começar a praticar pesquisas, resultando em artigos e transcrições de entrevistas publicáveis no Blumenau em Cadernos, Revista de Divulgação Cultural e Boletim Regional.
• Há também vários grupos de discussão informais, além dos já estabelecidos, como o NEPEMOS - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais, que intervém nos movimentos da sociedade através de pesquisas e projetos.
• O CEMOP - Centro de Memória Oral e Pesquisas, mantido pelo curso de História, destina-se ao Estudo da Memória e História Oral, proporcionando oportunidades diretas aos alunos para aperfeiçoar o ofício de historiador.
• Muitos alunos conseguem emprego durante o curso, passando a lecionar nas escolas da região e nas instituições ligadas à cultura e ao patrimônio histórico regional.
Campo Profissional
O profissional pode atuar como docente em instituições de ensino públicas ou privadas; ou, ainda, como pesquisador em centros de pesquisa e documentação, em museus, arquivos públicos e privados, secretarias de Educação e Cultura, assessoria histórica a instituições, rede televisiva com estudos dos mais diversos segmentos de pesquisa, como também em projetos vinculados à área de preservação do patrimônio e da memória histórica.