Graduação em História
Concepção
2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
2.1 Dados Legais
O Curso de
História, assim como os demais da UCDB, tem por bases legais a legislação correspondente ao sistema federal de ensino, tendo como uma das principais referências a LEI 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB, que promove a descentralização e a autonomia para as escolas e universidades, além de instituir um processo regular de avaliação do ensino. Especificamente, no Parecer 492/2001 e na resolução CNE/CES 13, de 13 de março de 2002, que instaura as Diretrizes Curriculares para os Cursos de História, no seu artigo primeiro estabelece que "as Diretrizes Curriculares para os cursos de História, integrantes dos Pareceres CNE/CES 492/2001 e Resolução 13 de 13-3-2001 deverão orientar a formulação do projeto pedagógico do referido curso". O primeiro dos Pareceres, tratando da estruturação dos cursos, afirma que neles deve ser "assegurada a plena formação do historiador" e que "o curso de Licenciatura deverá ser também orientado pelas Diretrizes para a formação inicial dos professores de Educação Básica em cursos de nível superior", definidas pela Resolução do CNE/CP1, de 18-2-2002.
Pela Portaria 3020 estabeleceu-se as Diretrizes para o Exame Nacional de Cursos (História) e o Parecer do CNE/CES 492 de 3-4-2001, Resolução CNE/CP 1, de 18-2-2002 arbitra sobre a Formação de Professores. Assim, a proposta aqui apresentada parte dessas premissas gerais.
Finalidade
O curso de História visa proporcionar aos (as) acadêmicos(as) a formação humanística, cultura e científica necessária a sua inserção na sociedade, bem como instrumentalizar-se teórica e metodologicamente no exercício de sua atividade profissional, através de uma educação crítica, para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Objetivos
Proporcionar ao acadêmico, formação histórica, humanística e cultural, aliada ao desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, bem como o conhecimento de instrumentos teórico-práticos, indispensáveis à produção e difusão do conhecimento histórico, exercício do magistério na educação básica, assessoria a entidades públicas e privadas e preservação do patrimônio.
Podemos elencar ainda como objetivos do curso, a preparação dos(as) acadêmicos (as) de História para a compreensão do processo de globalização, exigindo novos paradigmas de ensino e educação, o oferecimento de cursos de extensão para às comunidades interna e externa, com vistas à ampliação e difusão do conhecimento científico e histórico e proporcionar oportunidades de realização de trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando a consolidação do saber, reflexão e ensino.
O curso foi primordial para atuar na área da docência.
Lucimara Correa
Graduação em História - Julio 2011
Ótima universidade. A média é 7. Ou seja, para você passar tem que estudar.
Sandra Da Silva
Graduação em História - Junio 2011