Conteúdo
O Curso de Bacharelado em Turismo organiza-se em oito semestres letivos, totalizando 3.000 horas, com a integralização em no mínimo 04 anos, 08 semestres, e no máximo 06 anos, 12 semestres, com o desenvolvimento de componentes curriculares variados (disciplinas teóricas, práticas e estágios) obrigatórios.
A matriz curricular vigente no Processo de Reconhecimento sofreu alterações cujos ajustes realizados buscaram atualizar o conteúdo programático aos objetivos estabelecidos e às sugestões de professores e alunos, conciliando as competências e habilidades profissionais com a formação integral dos discentes. Além disso, procurou-se manter um equilíbrio na distribuição das disciplinas ao longo do Curso, de modo a priorizar até o sexto semestre a oferta das disciplinas básicas, específicas e complementares que contribuem diretamente para a formação do conhecimento de cada um dos segmentos profissionais mais importantes do setor de turismo, sabendo-se que ele é o semestre anterior ao início do estágio supervisionado, e ao momento em que são oferecidas as oportunidades de colocação nos postos de trabalho na condição de trainees.
O atual perfil do profissional de nível superior, em especial de uma categoria que exige conhecimentos tão abrangentes como o Bacharel em Turismo, deve priorizar o desenvolvimento de multicompetências, com conhecimentos das diversas áreas que constituem essa atividade, a ponto de conseguir articular recursos naturais, culturais e humanos, dentro da sua atuação profissional.
O profissional de Turismo atua, basicamente, com a prestação de serviços, atendendo as necessidades das pessoas em suas experiências de viagens. Envolve o cuidado especial com o turista em sua relação com a natureza e com as comunidades receptoras, a fim de que turistas e moradores se beneficiem com a prática dessa atividade. A satisfação do turista é ponto essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, assim como o bem estar das populações residentes em áreas turísticas.
Para que o profissional de Turismo seja competente, acredita-se que deva receber uma formação que contenha aspectos teóricos, práticos e éticos, quais sejam:
-Quanto aos aspectos teóricos, espera-se que as diversas correntes do pensamento sobre o turismo estejam presentes na sua formação, possibilitando uma reflexão sobre o fenômeno turístico, dentro do contexto passado, presente e futuro e suas inter-relações geográficas, sociais, econômicas, culturais e históricas. As questões teóricas devem proporcionar um embasamento capaz de levar o profissional a refletir e produzir conhecimentos sobre o turismo, nas questões de planejamento, gerenciamento, produção, promoção, distribuição e comercialização. Espera-se um posicionamento profissional que busque a qualidade das atividades turísticas e das empresas de turismo, bem como a maximização dos efeitos positivos e a minoração dos efeitos negativos que o turismo produz sobre as sociedades e sobre o meio ambiente.
-Quanto aos aspectos práticos, o conjunto das disciplinas práticas, o treinamento em laboratórios, as visitas técnicas, as viagens e práticas operacionais deverão tornar os profissionais egressos deste Curso capazes de desenvolver competências e habilidades, para o manejo de técnicas e instrumentos em condições novas e desafiadoras. Espera-se que a experiência prática traga um constante pensar sobre “o que fazer”, “como fazer” e “por que fazer”, buscando constantemente e com criatividade, soluções para os problemas dessa área;
-Quanto aos aspectos éticos, espera-se que o profissional de turismo tenha uma compreensão da ética não só profissional, mas também da que deve existir nos diversos setores da sociedade. A partir das reflexões sobre as normas e regulamentos éticos do turismo, devem ser abrangidas outras maiores como a da cidadania, objetivando formar um profissional que colabore para a melhoria do mundo em que vivemos e, em conseqüência, em prol de uma vida melhor para si mesmo.
As diversas disciplinas e demais atividades trabalharão a capacidade de expressão e interpretação de fenômenos e eventos tanto atuais quanto passados. A partir dessas considerações iniciais, espera-se que o profissional tenha as seguintes competências e habilidades:
Elaborar planos, programas e projetos turísticos em nível local, regional e nacional; interpretar corretamente a legislação pertinente; elaborar estudos e pesquisas de mercado; gerir empreendimentos; ser prospectivo em termos de oportunidades de negócios; ter conhecimentos teóricos e práticos que o habilitem a desempenhar atividades de capacitação e qualificação nas diversas atividades do turismo; colaborar para a evolução da atividade dentro dos princípios do desenvolvimento responsável, ético, social, econômico e ecologicamente correto.
Para atender às tecnologias mais avançadas que deverão ser aplicadas no mercado de turismo, o bacharel em Turismo deverá ter as seguintes características:
* Ser ético e comprometido com as questões sociais e ambientais do planeta;
* Ter habilidade para aprender a aprender;
* Ter uma ampla formação cultural;
* Ser criativo e inovador;
* Buscar a excelência profissional;
* Conhecer todas as funções operacionais do setor;
* Ser líder em seu campo de atuação com capacidade para tomar decisões em todos os níveis;
* Ser um profissional com suficiente conhecimento teórico-prático para satisfazer as necessidades da demanda;
* Ser um profissional apto a buscar especialização nas diversas atividades do turismo incluindo a docência, bem como exercer a função de tutor (coaching) em organizações de aprendizagem (learning organizations);
* Possuir capacidade de trabalho, espírito e participação comunitária, conhecimentos tecnológicos atualizados inclusive sobre desenvolvimento sustentável;
Habilidades básicas:
É fundamental que o Bacharel em Turismo tenha aptidão para atuação no mercado, incluindo:
* Atitude favorável à comunicação, percepção de necessidades interpessoais, capacidade de articulação, ética, integridade, sensibilidade social, raciocínio lógico, organização;
* Ter inclinação e vocação para lidar com os diversos comportamentos das pessoas, principalmente em virtude da heterogeneidade da demanda turística, no que se refere a nacionalidade, idioma, cultura, necessidades, diferenças e idade;
* Conhecimentos de outros idiomas, facilitando a sua comunicação com os turistas, com profissionais de turismo de outros países, bem como o acesso à literatura produzida em todo o mundo;
* Conhecimentos técnicos: a diversidade dos serviços turísticos a serem prestados nas diferentes empresas envolvidas – tanto públicas quanto privadas – exige do Bacharel em Turismo um conjunto de informações e conhecimentos específicos dos assuntos relativos à natureza e à cultura, ao manejo de áreas e práticas com equipamentos constantemente atualizados.
A Graduação em Turismo me ajudou a crescer profissionalmente.
Emille Gomes
Graduação em Turismo - Abril 2012
Surpreendente, pois abrange muitas áreas. Altamente recomedável...
O curso é excelente. Pena que ninguém terá mais a oportunidade de usufruir, pois o mesmo já está extinto. Como pode administrar um maravilhoso lugar que tem tudo pra dar certo no que envolve turismo, sem a preparação e capacitação empresarial ?
Denise Ataide
Graduação em Turismo - Octubre 2011