APRESENTAÇÃO
O Geoprocessamento constitui um conjunto de métodos e técnicas computacionais destinadas à coleta, tratamento e análise de informações de natureza espacial, visando a produção de informações georreferenciadas. O curso superior de Tecnologia em
Geoprocessamento do Uni-BH incorpora a formação tecnológica avançada aos estudos ambientais integrados permitindo ao profissional realizar atividades técnico-científicas em diversas áreas, com especial ênfase na área socioambiental.
OBJETIVO
O objetivo do curso é formar profissionais em tecnologia capazes de analisar os processos socioambientais contemporâneos com o auxílio do Geoprocessamento. Esse profissional poderá atuar nos processos de obtenção, análise e produção de informações espaciais georreferenciadas, representadas digitalmente e imprescindíveis ao planejamento socioespacial e ao gerenciamento ambiental. Os principais instrumentos de trabalho nesses processos são os equipamentos de Topografia e de Sistema de Posicionamento Global; os softwares e as imagens destinadas ao trabalho de Sensoriamento Remoto e os Sistemas de Informações Geográficas. Os principais produtos gerados pelas atividades do tecnólogo em
Geoprocessamento são os bancos de dados geográficos, os mapas, os gráficos, os laudos técnicos e os memoriais descritivos.
DIFERENCIAL
O curso incorpora à formação técnica e científica o uso das novas tecnologias em Geoprocessamento. O futuro profissional do curso de Geoprocessamento do Uni-BH poderá trabalhar nos processos que envolvem o georreferenciamento de imóveis rurais; as análises e diagnósticos ambientais; a elaboração de relatórios técnicos entre outras atividades inerentes à sua formação. A instituição coloca a disposição dos alunos do curso uma excelente infra-estrutura instalada de laboratórios e equipamentos; um corpo docente experiente e altamente qualificado além da localização privilegiada e do excepcional desenho paisagístico.
PERFIL DO EGRESSO
O tecnólogo em
Geoprocessamento trabalha no levantamento e produção de dados georreferenciados. Esse profissional utiliza sistemas computacionais para a realização de atividades de pesquisa, mapeamentos, produção de bancos de dados, diagnóstico e análises e planejamento ambientais, além de produzir relatórios específicos relacionados à sua área de atuação. Ele estará apto a trabalhar com ferramentas disponíveis no mercado que permitem avaliar, planejar e desenvolver a gestão do espaço, bem como outras atividades correlatas que envolvam mapeamento e análises das informações georreferenciadas. Dominando fundamentos de informática aplicada ao georreferenciamento, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, esse profissional produz informações imprescindíveis às atividades de planejamento urbano e ordenação do uso do solo, gerenciamento ambiental, de sistemas de transporte, de processos agrícolas, entre outras tantas.
INFRA-ESTRUTURA
- Campus com mais de 140.000 metros quadrados de área e amplos jardins.
- Localização estratégica com ampla oferta de serviços no entorno e fácil acessibilidade.
- Bibliotecas com sistema integrado de requisição e devolução de material.
- Teatro “Prof. Ney Soares” (campus Diamantina) com capacidade para cerca de 600 pessoas.
- Laboratórios de informática de uso geral e internet gratuita disponível nos três turnos.
- Salas de aula amplas e confortáveis.
- Equipamentos de áudio-visual.
- Lanchonetes.
- Serviços de impressão e reprografia.
- Estacionamento gratuito.
LABORATÓRIOS:
- Laboratórios de Geoprocessamento
- Laboratórios de Cartografia
- Laboratório de Geologia e Mineralogia
- Laboratório de Geomorfolgia
- Laboratório de Topografia
- Laboratório de Coleta e Análise de Solos
- Laboratório de Biogeografia
- Estação Meteorológica Experimental
SOFTWARES:
Vários softwares são utilizados podendo ser destacados o ArcGis, o MicroStation, o MapInfo, o Spring, entre diversos outros.
EQUIPAMENTOS:
O curso dispõe de um grande acervo com diversos equipamentos tais como GPS, planímetros, altímetros, bússolas, binóculos, mapas e cartas topográficas e geológicas, curvímetros, estereoscópios, pluviômetros, entre muitos outros.
INFORMAÇÕES GERAIS:
O curso Superior de Formação Tecnológica em Geoprocessamento do Uni-BH está previsto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação – MEC (Portaria nº 1.024 de 11 de maio de 2006). O 1º módulo do curso contempla, concomitantemente, a capacitação de profissionais que poderão atuar nos processos que evolvem o georreferenciamento de imóveis rurais. O curso de Geoprocessamento do Uni-BH tem 2000 horas de aulas podendo ser integralizado em 5 semestres letivos, estando de acordo com as orientações do MEC.