Assim, para os objetivos propostos, buscando uma atualização e compatibilidade com a especificidade do curso de
Gastronomia, entende-se que o egresso deverá desenvolver as seguintes competências:
- Mostrar domínio das relações de interdependência entre alimentação, espaços alimentares e negócios do campo os serviços, na estrutura produtiva das organizações econômicas dos países.
- Identificar na diversidade cultural da alimentação de diversos países, a sua influência na formação da gastronomia atual.
- Demonstrar conhecimento das inter-relações existentes entre homem/cultura/alimentação.
- Demonstrar conhecimento das ligações entre antropologia, identidade, lazer e comensalidade.
- Executar as técnicas culinárias das cozinhas brasileira, africana, francesa, italiana, mediterrânea, alemã e asiática.
- Reconhecer (e demonstrar familiaridade com) os princípios básicos no preparo e manuseio de pratos diversos, de conservas caseiras, embalagem e congelamento de alimentos.
- Executar as técnicas pertinentes para alguns alimentos específicos, identificando as razões das especificidades.
- Demonstrar conhecimento e familiaridade com a enogastronomia e sua importância nos negócios de serviços de alimentação.
- Identificar as características das diversas bebidas utilizadas na gastronomia, as técnicas de preparo de diferentes coquetéis e as combinações adequadas para drinques, coquetéis, etc.
- Transformar os conhecimentos construídos no desenvolvimento do currículo em habilidades práticas realizadoras no ambiente profissional.
- Ter domínio das técnicas gastronômicas próprias, concernentes às diferentes culturas alimentares e mostrar a capacidade de criar, desenvolver e controlar empreendimentos nas áreas de Alimentos e Bebidas.
- Identificar e classificar os diversos produtos utilizados na gastronomia, selecionando ordenando critérios para aquisição, uso e manipulação, armazenamento e conservação.
- Reconhecer a importância dos protocolos de higiene seja ela de cunho pessoal, ambiental ou de utensílios e as técnicas higiênico-sanitárias categorizadas para a manipulação de alimentos.
- Conhecer os equipamentos e utensílios utilizados na copa e cozinha, sua finalidade, funcionamento, manuseio e higienização.
- Demonstrar domínio de procedimento e técnicas gerenciais para fazer funcionar serviços de alimentação, elaborar projetos gastronômicos e atuar em consultoria.
Diferenciais
- Aulas práticas de cozinha e bar nas dependências do SENAC (Casa do Comércio). Esta parceria fortalece a assimilação dos conhecimentos de uma instituição com 50 anos de experiência;
- Método de ensino baseado do desenvolvimento de competências;
- Ênfase na formação básica, e forte especialização nas disciplinas profissionalizantes;
- Disciplinas com enfoque prático, com aulas de campo, cozinha e em laboratórios;
- Participação nos Projetos em diversas áreas, tais como História da Gastronomia, Gastronomia Regional, Gastronomia Molecular, Empreendedorismo em Serviços de Alimentação, dentre outros.
- Qualificação do corpo docente com professores especialista, mestre e doutores.