Conteúdo
Fonoaudiologia
DURAÇÃO DO CURSO: 4 anos
TURNO: Matutino (Unidade Renascença)
TÍTULO DE GRADUAÇÃO: Fonoaudiólogo
PERFIL DO PROFISSIONAL
O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que atua na adequação e restabelecimento o mais próximo da normalidade dos distúrbios relacionados à linguagem oral e escrita, voz, motricidade orofacial e audição, não importando a patologia ou a idade.
O objetivo do curso:
Capacitar, qualificar e aprimorar a formação dos profissionais em Fonoaudiologia nas suas áreas de atuação.
Áreas de atuação:
Linguagem – Atua no restabelecimento dos aspectos da linguagem, cognição, memória e aprendizagem, em patologias como: afasia (incapacidade na linguagem oral e escrita) encontrada no acidente vascular encefálico - AVE, disfemia (gagueira), desvio da linguagem (trocas e omissões de sons), atraso de linguagem, e distúrbio de linguagem (Alzheimer, Síndrome de Down, autismo, deficiência mental), déficit de atenção (hiperatividade), etc.
Audiologia – Atua na execução de exames como o teste da orelhinha (otoemissões), avaliação da audição (audiometria tonal, vocal, imitânciometria, BERA, processamento auditivo) com atribuições ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais), seleção e adaptação de prótese auditiva, reabilitação educacional auditiva, etc.
Voz – Atua no tratamento das patologias do trato vocal (nódulos, pólipos, granuloma, edema de Reinke, paralisia de prega vocal, câncer, etc.), e no aperfeiçoamento da qualidade da voz (canto, teatro, TV, marketing, rádio, etc.).
Motricidade Orofacial – Atua na adequação clínica e estética da atividade motora orofacial através do restabelecimento funcional da respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala, em patologias como: respiração oral, paralisia cerebral, Parkinson, Alzheimer, dor orofacial, trauma de face, paralisia facial, disfagia (distúrbio da deglutição), neonatos de alto risco, distúrbios ortodônticos, etc.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é promissor e abrange o campo de reabilitação clínica e hospitalar, educacional, de telemarketing, comunicação (jornalismo, rádio, televisão, teatro, canto), estética, dentre outros.
A Fonoaudiologia está relacionada com áreas da Medicina, Odontologia, Psicologia, Lingüística, Física Acústica. O fonoaudiólogo pode se inserir em hospitais (leitos e UTI adulto e neonatal), asilos, creches, escolas, clínicas estéticas, odontológicas e de reabilitação, emissoras de televisão e rádio, central de telemarketing/call center, escolas de teatro e canto, etc.
CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA
A qualidade do atendimento na Clínica Escola de Fonoaudiologia garante a eficácia do tratamento e o desenvolvimento da análise clínica para os alunos do curso de Fonoaudiologia que fazem parte do Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica e Auditiva.
Estrutura Organizacional
A Clínica Integrada de Fonoaudiologia possui: 01 recepção central, 06 consultórios equipados, 03 salas de observação, 02 salas de supervisão, 02 laboratórios de audiologia, 01 laboratório otoneuro, 01 laboratório de voz.
O horário de funcionamento da clínica acontece nos turnos matutino (8:00 - 12:00) e vespertino (14:00 - 16:00). Para marcações de consultas entrar em contato com a recepcionista pelo telefone: (98) 3214-4255.
Procedimentos Realizados
Entrevista Inicial
É realizada uma investigação sobre a história clínica do paciente/cliente, assim como o desenvolvimento motor e neurolinguístico.
Avaliação
São utilizados protocolos de avaliação específicos para cada patologia no intuito de investigar distúrbios da linguagem, voz, motricidade orofacial e audição.
Terapia de Linguagem
É executada a habilitação e reabilitação da aquisição e/ou do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, dos transtornos cognitivos e lingüísticos, assim como os comprometimentos que impeçam a comunicação através da comunicação suplementar alternativa.
Terapia de Voz
É realizado o aperfeiçoamento da qualidade vocal dos profissionais da voz, restabelecimento dos distúrbios do comportamento vocal e orientação sobre os fatores contribuintes para o abuso vocal.
Terapia Motora Orofacial
É realizada a habilitação e/ou reabilitação dos distúrbios neurológicos e funcionais em pacientes com debilidade no controle da atividade muscular orofacial e das funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala.
Exames Auditivos e Terapia auditiva Educacional
É efetuada a realização de exames auditivos clínicos, auditivos ocupacionais, exames vestibulares (equilíbrio), exames de processamento auditivo central (indicado para pessoas com dificuldade em processar a informação auditiva), habilitação e/ou reabilitação de pessoas com surdez.
Foi um curso perfeito para a minha carreira profissional.
Eu faria novamente porque eu gostei do curso.
Aila Morais Rego
Graduação em Fonoaudiologia - Octubre 2011