Conteúdo
Objetivos:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais que norteiam as condições e procedimentos da formação de fisioterapeutas e com o Projeto Pedagógico da EBMSP, o curso de Fisioterapia tem a intenção de formar:
- Profissional generalista, com ampla visão na atenção à saúde do indivíduo e da comunidade nos seus vários níveis, desde a promoção até a recuperação da saúde, embasado cientificamente e apto a elaborar o diagnóstico cinético-funcional, eleger e executar procedimentos próprios à sua função;
- Profissionais capazes de desenvolver ações eficazes na gestão pública ou privada, tendo espírito empreendedor e com o compromisso de manter-se sempre em processo de contínua aprendizagem;
- Profissionais com postura ética e humanista, capaz de ter uma visão crítica do sujeito e do mundo, identificando e intervindo de forma abrangente e integrada em busca da qualidade de vida do ser humano.
Perfil do profissional:
Considerando-se que a Fisioterapia constitui-se hoje como a marca da diversidade e da multiplicidade do conhecimento científico, torna-se necessária a formação de um profissional generalista e portador de espírito crítico e inovador. Pretende-se ainda formar profissionais que, além de cidadãos, estejam voltados para uma assistência ampla nos vários níveis de atenção à saúde e embasado no mais puro rigor científico exigido na contemporaneidade, capacitado a lidar com parâmetros tecnológicos de leve a alta complexidade, sem esquecer os aspectos humanísticos necessários às relações interpessoais. Espera-se ainda um profissional dotado de competência e habilidade para participar de equipes multi e interprofissionais, ser gestor no âmbito público ou privado, elaborar diagnóstico cinético-funcional e definir a conduta fisioterapeutica própria embasada em evidência científica.
Currículo do curso:
O curso é integralizado em quatro anos com um componente inicial de conteúdos das ciências básicas e evolui gradualmente para níveis de aprofundamento através das disciplinas de complexidade técnico-científica crescente.
Durante o seu desenvolvimento curricular, o aluno é estimulado a pensar e vivenciar práticas que buscam alcançar a interdisciplinaridade, com o objetivo de prepará-lo para entender o indivíduo como ser complexo, com necessidade de intervenção integral e abrangente.
Nos dois últimos anos, é disponibilizada a prática assistida através dos estágios supervisionados que contemplam diversas áreas de atuação do profissional fisioterapeuta, a saber: Oncologia, Pediatria, Clinica Geral, Ortopedia, Uroginecologia, Neuropediatria, Pneumologia, Terapia Intensiva, Neonatologia, Geriatria, Dermatologia, entre outras. Para que as Práticas Supervisionadas aconteçam de forma satisfatória, o aluno necessita visitar inúmeros cenários diferenciados, contando para isso com a parceria entre o curso de Fisioterapia e hospitais conveniados na rede pública e privada como, por exemplo, Hospital Geral do Estado, Hospital Otávio Mangabeira, Hospital Santa Izabel, Hospital Central Roberto Santos e Hospital Aristides Maltez .
Contamos ainda com a clínica-escola situada na Unidade Acadêmica Brotas da Fundação Bahiana que possui todo o arsenal tecnológico e de infraestrutura necessária ao atendimento ambulatorial.
A assistência à comunidade no nível de prevenção primária ocorre em dois momentos do curso através de atividades no Distrito Sanitário de Brotas (Candeal) e no Complexo Vida Plena, em Pau da Lima, caracterizada pela possibilidade de ocorrer uma abordagem interdisciplinar, que vem acrescendo de muito valor o aperfeiçoamento do aluno.