Objectivos
A Fisioterapia é uma profissão voltada à prevenção e reabilitação física das pessoas, com competências para intervenção nas áreas de saúde, educação e social. A função do Fisioterapeuta é favorecer, preservar e restaurar a capacidade funcional do ser humano, possibilitando-lhe autonomia para realizar suas atividades de vida diária. Trabalha com indivíduos que apresentam alterações do sistema músculo-esquelético, cardiorrespiratório e neurológico, visando ao restabelecimento das funções para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, facilitando o processo de integração social. O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Claretiano está estruturado com base em sólidos conhecimentos no campo das ciências biológicas e conhecimentos do ser humano. Conta com atividades práticas e estágios especializados nas diversas áreas de atuação do fisioterapeuta, de modo a direcionar a formação de profissionais para atuarem em clínicas, hospitais e unidades de atendimento à saúde, com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade, a atenção e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidade.
Conteúdo
Duração: 4 anos e meio Período: Diurno e Noturno Carga Horária: 3740 horas Mensalidade: R$ 627,50 (turma com início em 2008) Coordenador: Prof. Ms. Edson Alves de Barros Júnior Situação Legal: Renovado Reconhecimento Portaria 767 de 24/03/2006 CAMPOS DE ATUAÇÃO O Fisioterapeuta é um profissional capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico. As principais funções do fisioterapeuta são a prevenção e recuperação de indivíduos que por algum motivo tenham as funções como movimentos, força muscular, capacidade respiratória e outras alteradas. Desta maneira o fisioterapeuta pode atuar em vários setores como hospitais, clínicas, consultórios, clínicas de repouso, creches, academias, SPAS, Clubes esportivos, Unidades Básicas de Saúde, Indústrias e Empresas e também no atendimento domiciliar. As regulamentações e fiscalizações das atuações profissionais ficam ao encargo do COFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e do CREFITO (Conselho federal de fisioterapia e Terapia MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho compreende as várias áreas da saúde,como fisioterapia em ortopedia e traumatologia, fisioterapia em neurologia, fisioterapia respiratória, fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, fisioterapia em oncologia, fisioterapia em cardiologia, fisioterapia respiratória, fisioterapia pediátrica, fisioterapia dermatofuncional e outras. DIFERENCIAL DO CURSO A preocupação da Instituição não é apenas com a formação técnica do profissional, mas sim com a formação do cidadão fisioterapeuta. Para isto algumas ações e projetos também são desenvolvidos ao longo do curso, permitindo ao aluno uma formação generalista de conformidade com as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Conselho de Ensino Superior (CES). Dentro destas ações podemos destacar os projetos desenvolvidos junto a população, tal como projeto de qualidade de vida e o projeto de fisioterapia desportiva com participação em eventos desportivos de importância regional como Jogos Regionais e Jogos Abertos do interior, realizando o atendimento dos atletas participantes e outros.
O Centro Universitário Claretiano forma fisioterapeutas capacitados para o mercado de trabalho que começam a trabalhar com total segurança.
Maristela Muniz
Graduação em Fisioterapia - Junio 2011
Com o tempo o profissionalismo veio para este curso.
Marcia Helena Lopes
Graduação em Fisioterapia - Junio 2011