Conteúdo
Perfil Profissiográfico
O egresso do Curso de Fisioterapia deverá ser capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com visão abrangente e integrada, em consonância com a complexidade das demandas sociais, também comprometido com a ciência e a tecnologia.
O fisioterapeuta, a partir da científicidade, responsabilidade, senso crítico, liderança, criatividade, idoneidade moral, consciência política e social, consciência da cidadania, comunicação clara e precisa, espírito inovador, desempenho qualitativo e quantitativo, controle metodológico e técnico-científico e da discussão da ciência e tecnologia como instrumentos de avanço, deverá ser capaz de:
* Colher, observar e interpretar dados para a construção de um diagnóstico dos distúrbios da cinesia funcional.
* Identificar os distúrbios cinético-funcionais prevalentes.
* Solicitar, executar, analisar e interpretar metodologicamente os devidos exames complementares no diagnóstico e controle evolutivo clínico da demanda cinético-funcional, em pacientes individuais, não esquecendo os aspectos psicossociais e econômicos envolvidos.
* Estabelecer níveis de disfunções e prognósticos fisioterapêuticos.
* Eleger e aplicar os recursos e técnicas mais adequados, com base no conhecimento das reações colaterais adversas previsíveis, inerentes à plena intervenção fisioterapêutica.
* Decidir pela alta fisioterapêutica provisória ou definitiva.
* Planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, mantenedoras e de reabilitação, ou de atenção primeira, segunda e terceira de saúde.
* Encaminhar com bases clínicas científicas, os pacientes/clientes para intervenções profissionais de competência específica.
* Prestar consultorias.
* Emitir laudos, pareceres e atestados.
* Administrar serviços públicos ou privados na área de saúde.
* Participar de projetos e programas oficiais de saúde voltados à educação e à prevenção de demandas de saúde funcional na comunidade.
* Ministrar aulas, conferências e palestras no campo da Fisioterapia e da saúde em geral.
* Desenvolver e executar projetos de pesquisas científicas em saúde.
* Identificar, quantificar e qualificar as interocorrências decorrentes de princípios químicos, físicos e mecânicos que possam interferir positiva ou negativamente na saúde.
* Identificar e sanear interocorrências na qualidade e segurança da saúde.
* Atuar multiprofissionalmente ou interprofissionalmente, com extrema produtividade na produção de saúde, baseado na convicção cientifica, na cidadania e na ética.
* Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, biotecnologia e novas metodologias) no exercício da profissão.
Mercado de Trabalho:
Na área empresarial
Hospitais, Clínicas, Postos de Saúde, Ambulatórios, Centros Comunitários, Centros de Reabilitação, Academias, Clubes, Centros Esportivos, Creches, Clínicas para Idosos e Clínicas Especializadas.
Na área administrativa
Empresas ou instituições ligadas ao tratamento fisioterapêutico.
Entidades não governamentais, movimentos sociais, culturais e educacionais para a prestação de serviços de Fisioterapia junto à comunidade.
Na área docente
Instituições de ensino superior e cursos técnicos
A Fisioterapia é uma área muito interessante que por sinal me identifico bastante. Quando escolhi a Fic para estudar já conhecia a grade curricular do curso e sabia que ia atender meus objetivos. Por isso, recomendo!!!!
Maria Angélica Araújo Dutra
Graduação em Fisioterapia - Octubre 2011
Adorei ser aluna desta faculdade e tudo que foi dado no curso de Fisioterapia.
Vanessa Lacerda Girão
Graduação em Fisioterapia - Octubre 2011
Foi bom!
Erenir Araújo
Graduação em Fisioterapia - Julio 2011
Ótimo! Recomendo à todos!!!!
Rebeca Brasil
Graduação em Fisioterapia - Junio 2011