Objectivos
O Curso proposto visa preparar um fisioterapeuta GENERALISTA, responsável por todo o Processo Fisioterapêutico, no âmbito clínico, acadêmico, de auditoria e de consultoria, interagindo sinergicamente com médicos, engenheiros, arquitetos e vários outros profissionais. O fisioterapeuta é o profissional de saúde que, em caráter de exclusividade, administra o Ato Fisioterapêutico, com ética, com cientificidade e com as atribuições amparadas pela lei.
Conteúdo
Missão do Curso
Propõe-se formar profissionais com profundos conhecimentos sobre seu objeto de estudo, o ser humano, aptos a elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, elaborar o Prognóstico Cinesiológico Funcional, planejar estratégias de Intervenção Fisioterapêutica, induzir os métodos e técnicas fisioterapêuticas e decidir pela alta fisioterapêutica.
Perfil do Egresso
Atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94. É uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais, intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia e da sinergia funcional de órgãos e de sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Mercado de Trabalho
Os campos de atuação do Fisioterapeuta são múltiplos: hospitais, clínicas, academias, clubes etc. Na área preventiva, ele atua em empresas, no planejamento e execução de projetos de saúde e educação. Não existe um hospital de grande porte e um clube esportivo que não tenham um Fisioterapeuta em seus quadros.