Farmácia
O Curso
O curso de Farmácia iniciou em março de 1991, autorizado pelo Parecer n° 1031/1989 que aprovou o Plano de Expansão da Universidade, sendo referendado pela Resolução CONSUN 10, de 26 de novembro de 1990. Foi reconhecido através da Portaria Ministerial nº 1.108, de 5 de setembro de 1995, segundo o Parecer 154 do Conselho de Ensino, de 01/09/1995 (DOU 06/09/96) e a Portaria Ministerial 4.237 de 22 de dezembro de 2004 aprovou a renovação de reconhecimento do curso.
Com uma duração de 10 semestres, o curso faz parte da Área da Saúde e Bem-Estar Social. A grade curricular é composta por 51 disciplinas e atividades ordenadas por matrícula semestral, em sequência aconselhada e que deverá ser cumprida integralmente pelo acadêmico.
Diferenciais
O curso possui um currículo atualizado com prática pedagógica inovadora, de acordo com as diretrizes do MEC e da Universidade, que orientam para a formação generalista (medicamentos, alimentos, análises clínicas e toxicológicas), com ênfase na política de saúde do país e assistência farmacêutica no SUS, além de atender a demanda gerada pelo mercado de trabalho, diante da constante inovação tecnológica e do caráter interdisciplinar da profissão farmacêutica.
Possui formação técnica conferida através de sete estágios ao longo do curso, que conta com convênios com farmácias municipais, privativas e hospitalares, indústrias farmacêuticas e de alimentos e laboratórios de análises clínicas, onde os alunos desenvolvem atividades relacionadas aos estágios curriculares.
O curso possui laboratórios individuais que permitem o atendimento personalizado do aluno na execução de atividades práticas, bem como uma farmácia escola que atende a demanda de produtos para o Hospital Universitário da Instituição Salienta-se, ainda, a importante integração com a Farmácia Escola para o aprofundamento e a prática da aprendizagem na área de manipulação farmacêutica.
Possui programa de pós-graduação na área, com doutorado e mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada.
O
curso de Farmácia, a partir da implantação de atividades práticas dentro do Hospital Universitário, passou a oferecer práticas de disciplinas no ambiente hospitalar, assim como os estágios curriculares no laboratório de análises clínicas e na dispensação de medicamentos pela farmácia interna do hospital. Esta inovação proporciona ao corpo discente o acesso ao conhecimento de todo o fluxo operacional da assitência farmacêutica, que abrange desde a seleção de fornecedores, compra e dispensação de medicamentos até a pesquisa clínica, que apenas a vivência em um hospital escola pode proporcionar.
Egresso
O egresso poderá atuar em todos os campos de exercício profissional farmacêutico conforme o decreto 85.878, de 07 de abril de 1981 que estabelece normas para execução da Lei nº 3.820 de 11 de novembro de 1960, sobre o exercício da profissão de farmacêutico.
As principais características do egresso do nosso curso são:
- Capacidade de assumir atividades ligadas à pesquisa, ao desenvolvimento, produção, manipulação e controle de qualidade de medicamentos e correlatos;
- Capacidade de gerenciar e administrar estabelecimentos farmacêuticos, e participar em equipe multiprofissional de saúde;
- Capacidade de exercer assistência farmacêutica e atenção farmacêutica em todos os níveis de atenção à saúde pública ou privada;
- Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
- Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos; de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;
- Realizar análises físico-químicas e microbiológicas da água.
Mercado de Trabalho
Neste cenário, constitui-se como campo de trabalho do profissional farmacêutico:
- Farmácia: manipulação magistral alopática; manipulação homeopática, farmácia hospitalar;
- Drogarias;
- Distribuidoras de medicamentos;
- Unidades básicas de saúde;
- Indústrias de medicamentos, cosméticos, domissaneantes;
- Indústria de alimentos;
- Laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
- Laboratórios de pesquisa;
- Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional.
A Graduação em Farmácia da ULBRA é maravilhosa.
Luiz Carlos Coelho de Moura Júnior
Graduação em Farmácia - Abril 2012
As expectativas são todas superadas a cada semestre. É uma enorme satisfação estar entre os colegas e professores.
Flávia Babosa
Graduação em Farmácia - Junio 2011