Graduação em Engenharia Química.
Tipo de Formação: Bacharelado
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
Tipo de Curso: Graduação
Turnos: noite
Duração: 10 semestres
Ato Legal: Portaria nº 915/18
Informações gerais:
Curso relacionado com o desenvolvimento e a aplicação de processos industriais que envolvem transformações químicas e físicas da matéria. O Engenheiro Químico formado pela Newton está apto a pesquisar, projetar e desenvolver processos químicos, bem como a identificar, formular e resolver problemas de engenharia relacionados aos diversos segmentos industriais como alimentos e bebidas, papel e celulose, cimento, mineração, energia, cosméticos, dentre outros.
Além disso, a formação multidisciplinar proporcionada pela instituição permite que este profissional seja capaz de controlar e de gerenciar a produção de forma a otimizar os processos e os equipamentos. Portanto, o estudante de Engenharia Química da Newton conta com uma sólida formação que o permite aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas e específicas do curso, tanto no meio industrial quanto em pesquisa.
Diferenciais:
A Newton fornece ao aluno bases sólidas para que o profissional da Engenharia Química seja capaz de atuar no desenvolvimento de tecnologias limpas, em processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química, de forma a minimizar o impacto ambiental.
Estrutura Curricular:
A estrutura curricular é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos.
A grade disponível está sujeita a alterações.
Campo de Atuação:
O Engenheiro Químico tem uma vasta possibilidade de trabalho dada pela formação generalista do curso. Em Belo Horizonte e região metropolitana é mais comum que o profissional trabalhe em indústrias no desenvolvimento de produtos, com pesquisa e desenvolvimento e em cargos de chefia. Há uma busca grande por este profissional no estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil para trabalho em grandes indústrias.
Algumas empresas importantes que empregam muitos engenheiros químicos:
- Suzano, Klabin, Cenibra e Celulose Irani – Papel e Celulose
- InterCement, Votorantim e Lafarge – Cimenteiras
- Ambev – Bebidas
- Vale – Mineração
- Petrobras, BR Distribuidora, PetroRio, CEMIG, Gasmig, entre outras – Energia
Laboratórios:
Laboratórios de Química I e II.